Código: | MI225 | Sigla: | MP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 289 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 2 | - | 3 | 26 | 81 |
Apreender e desenvolver um conceito moderno de saúde e dos seus condicionantes de natureza biológica, psicológica, social e ecológica;
Descrever a organização da saúde e das profissões médica e paramédicas em Portugal e reconhecer a sua acção na promoção da saúde;
Analisar os principais problemas de saúde em Portugal no contexto da promoção da saúde;
Enumerar as atitudes de protecção da saúde e de prevenção da doença e das suas complicações;
Identificar as vantagens e os riscos inerentes à Medicina Preventiva;
Interpretar e aplicar a evidência científica no âmbito da Medicina Preventiva;
Adquirir aptidões de comunicação no âmbito da Medicina Preventiva;
Aplicar o modelo de decisão médica partilhada no âmbito da Medicina Preventiva;
Interpretar dos factores de risco e dos factores causais no desenvolvimento da doença.
Desenvolver e aplicar Programas de Educação para a Saúde.Plano curricular (Temas a tratar):
Saúde e Promoção. Prevenção da doença, Educação e Proteção da Saúde. Modelos teóricos. A Saúde dos Portugueses.
Educação para a Saúde. Conceitos e objetivos. Modelo de convicções perante a saúde. A Educação para a Saúde no âmbito da hipertensão arterial. Como elaborar um Plano de Sessão. Sessões e Programas de Educação para a Saúde.
Organização dos cuidados de saúde. Perfil do profissional nos CSP. Dinâmica dos CSP. A organização do sistema nacional de saúde.
Níveis de prevenção: da prevenção primordial à prevenção quaternária. Questões éticas relacionadas com a Medicina Preventiva. Sobrediagnóstico.
Factores de risco e factores causais. Interpretação da evidência científica.
Decisão médica partilhada. Aptidões de comunicação aplicadas à Medicina Preventiva.
Prevenção primordial. Alimentação e exercício físico. Dieta mediterrânica. Educação alimentar da população Portuguesa. Manutenção de um peso adequado. Plano Nacional de Luta contra a Obesidade. O Exercício físico na prevenção primária, e na reabilitação.
A entrevista motivacional como instrumento para a mudança de comportamentos: tabagismo, alcoolismo e outras toxicodependências.
Tabagismo. Desabituação e campanhas anti-tabágicas. Prevenção do tabagismo.
O stress. Modelos teóricos. Causas, moderadores da resposta, sintomas ou doenças relacionadas com o “stress” e meios de prevenção.
A Família como fator de influência e modulação da saúde. Via psicológica e comportamental. “Stress” familiar, apoio familiar ou social, inadequados e entrosamento familiar.
Prevenção das Doenças Transmissíveis através da imunização. Vacinas e soros. Doenças de declaração obrigatória. Períodos de incubação e de evicção escolar. Plano Nacional de Vacinação e outras vacinas. Prevenção no viajante; Quimioprofilaxia antimicrobiana. Prevenção das doenças respiratórias.
Horas de contato: Uma Aula Teórica semanal de 1 hora, da responsabilidade do Regente, integrando sempre que possível a experiência da USF São João – Porto e da USF Camélias – VN Gaia. Uma aula teórico-prática semanal de 1 horas e 30 minutos, da responsabilidade dos Assistentes, do tipo interactivo, com debate e de discussão com os outros estudantes, sob a orientação do Assistente ou por vezes sob a forma de Seminários. Até ao fim daUnidade curricular cada turma realiza um Programa de Educação para a Saúde sobre um Estilo de Vida para uma determinada população da USF ou de outra instituição, monitorizando as suas diferentes fases de execução: Diagnóstico da situação, intervenção e avaliação. O Relatório Final deste Programa deve ser apresentado no “Encontro do Programa de Educação para a Saúde – Intervenção na Comunidade”.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Aos estudantes que tenham obtido frequência, a avaliação final do aproveitamento, a exprimir na escala de 0 a 20, será constituída por: 20% da Avaliação contínua de atitudes e aptidões durante as aulas teórico-práticas; 70% da Avaliação de conhecimentos, na época de Janeiro/Fevereiro, através de uma prova escrita constituída por 50 perguntas de escolha múltipla com 5 hipóteses (4 pontos cada). Qualquer dessas classificações terá de ser superior a 9,5 valores para que haja aprovação. - 10% da classificação atribuída ao Relatório final do “Programa de Educação para a Saúde – Intervenção na Comunidade”.