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Saúde das Populações

Código: MI118     Sigla: SPOP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 298 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.

Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; Descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações; Compreender os processos implicados no planeamento e avaliação de intervenções comunitárias; Conhecer e adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Perspectiva histórica da Saúde Pública. Conceitos culturais da saúde e da doença; Demografia e saúde; Transição demográfica, epidemiológica e nutricional, Globalização e saúde; Padrões de ocorrência de doença na população, A carga global de doença; Fontes de informação em saúde populacional; Determinantes ambientais e comportamentais da saúde; Determinantes sociais, culturais, económicos da saúde nas populações; Conhecimentos e atitudes pessoais em saúde e cuidados de saúde como determinantes da saúde da população; Prevenção e controlo dos riscos (abordagem individual vs. populacional); Doenças transmissíveis sob controlo e emergentes; Saúde internacional; Populações e mobilidade; A saúde e o acesso aos cuidados de saúde em populações vulneráveis. A violência interpessoal e populacional; Desigualdades e Iniquidades em saúde; Saúde Materno Infantil, Planos e programas de saúde. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.

 

 

Bibliografia Obrigatória

James F. McKenzie (Editor).; An Introduction to Community & Public Health , Jones & Bartlett Publishers, (8th edition), 2015

Bibliografia Complementar

Richard Riegelman, Brenda Kirkwood (editors); Public health 101: Healthy people-Healthy populations., 2nd ed. Burlington, MA: Jones and Bartlett Learning, 2014

Observações Bibliográficas

A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 28 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

Uma sessão teórica semanal de 50 min (total: 12 sessões -10h)

Uma sessão teórico-prática semanal de 150 min (total: 6 sessões -15h)

Dois seminários de 90 min

A estimulação de discussões de grupo tendo como base “case-studies” são propostas como opções mais efetivas para a aquisição de capacidades.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 75% da classificação final. Os 25% restantes (5 valores) serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (2 valores para a participação nas sessões teórico práticas e 3 valores para a apresentação oral de um “case-study” por um grupo de trabalho).

A participação nas sessões teórico práticas incluem o envolvimento ativo na discussão dos case-studies propostos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de a avaliação distribuida não ser possivel cumprir, no caso dos trabalhadores estudantes, deverá ser comunicado ao responsável da UC no início da mesma e será proposto um trabalho alternativo que substitua essa componente de avaliação.
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