Código: | MI013 | Sigla: | MI013 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 25 | Mestrado Integrado em Medicina 2007 | 6 | - | 2 | 32 | 54 |
O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.
Descrever os circuitos neuronais subjacentes às funções do cérebro humano, incluindo a aprendizagem e a memória, o condicionamento, as aptidões e os hábitos, a memória motora, o medo, a ansiedade, a fome, a reprodução, e a prazer e a recompensa. Relacionar as alterações estruturais, neuroquímicas e neurofisiológicas no sistema nervoso com anomalias comportamentais apresentadas pelos doentes. Mostrar a capacidade de conduzir uma análise crítica dos mecanismos neuronais subjacentes às patologias neurológicas, psiquiátricas e psicossomáticas utilizando as fontes bibliográficas e as bases de dados existentes.
1. Revisão da estrutura do cérebro e suas funções sensitivas, límbicas, associativas, cognitivas e motoras; 2. Revisão dos conceitos básicos de aprendizagem e memória, condicionamento clássico e operante; 3. Sistemas de memória: sistema límbico e formação do hipocampo, memória explícita e amnésia; 4. Sistemas de memória: importância dos gânglios basais e do cerebelo na aprendizagem, hábitos e memória motora; 5. Amígdala e córtex prefrontal ventromedial: medo, ansiedade, agressividade, depressão; 6. Hipotálamo: defesa, fome e reprodução; 7. Estriado ventral, área tegmentar ventral e dopamina nos circuitos de recompensa e prazer, dependências; 8. Mecanismos moleculares da plasticidade neuronal; 9. Aspetos cognitivos da dor crónica; circuitos cerebrais da justiça.
Para além das aulas teóricas que permitirão compreender os sistemas neuronais especificamente seleccionados pela perspectiva que fornecem sobre princípios comportamentais, serão realizados seminários que terão como objectivo a análise de artigos científicos e a discussão dos métodos neles utilizados e das suas conclusões. Além disso, durante as aulas analisar-se-ão alguns comportamentos animais e material histológico com o objectivo de compreender os métodos mais recentes utilizados na área das Neurociências.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 5,00 |
Estudo autónomo | 26,00 |
Frequência das aulas | 5,00 |
Realização de Estágio | 5,00 |
Total: | 41,00 |
Avaliação distribuída.
A avaliação distribuída valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada aluno em cada tema (2 valores per tema). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias e/ou apresentações. Estes serão classificados numa escala de 1-2 valores.
No final do curso, os estudantes elaborarão uma monografia ou apresentarão um tema em que seja privilegiado o estabelecimento de correlações entre alterações fisiológicas, morfológicas e patologias comportamentais.
De acordo com o Regulamento Pedagógico.
De acordo com o Regulamento Pedagógico.
Os capítulos de leitura serão extraídos dos seguintes livros:
Fundamental Neuroscience, 2012, Larry R. Squire (Editor), Oxford University, Elsevier Science, New York;
Biological Psychology: An Introduction to Behavioral, Cognitive, and Clinical Neuroscience, 2010, by S. Marc Breedlove, Neil V. Watson and Mark R. Rosenzweig. Sinauer Associates, Berkeley;
The Human Brain. An Introduction to its Functional Anatomy – J. Nolte, 6ª Edição, Mosby Elsevier, 2009;
Serão sugeridos para cada tema artigos científicos e revisões recentes.
Complementar: A. Sena. Cérebro, Saúde e Sociedade. 2016, Lidel: Lisboa. 309pp.