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Projeto de dissertação

Código: MCF13_5     Sigla: MCF13_5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Forenses

Ocorrência: 2017/2018 - SP (de 11-09-2017 a 31-07-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências Forenses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCF 26 Plano de Estudos em vigor 1 - 12 81 324

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Com esta Unidade Curricular pretende-se introduzir, do ponto de vista teórico, os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do projeto de dissertação, fazendo-se depois o acompanhamento tutorial do projeto definido para cada estudante, tendo em vista garantir que o projeto a ser submetido, seja original, exequível, assente num desenho e metodologia corretos, com interesse científico na área forense e publicável.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes desenvolverão capacidades para: (a) definir um problema e operacionalizar questões em investigação; (b) conhecer o “estado da arte” sobre o tema a investigar; (c) detetar dilemas éticos implícitos a um projeto de investigação e lidar com os mesmos em conformidade com as regulamentações nacionais e internacionais, com a eventual audiência prévia da comissão de ética; (e) aplicar um raciocínio metodológico com correta interpretação das limitações operacionais e epistemológicas; (f) dominar a estrutura de um texto científico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Aulas teóricas:

  1. Como eleger um tema de dissertação
  2. Como elaborar um projeto de dissertação
  3. Como fazer uma pesquisa bibliográfica.
  4. Como redigir um artigo científico
  5. Como apresentar corretamente as referências bibliográficas. O programa EndNote
  6. Como selecionar revistas para submissão de artigos

Aulas tutoriais:

Acompanhamento tutorial de cada projeto de dissertação.

Bibliografia Obrigatória

The Inherent Drawbacks of the Pressure to Publish in Health Sciences: Good or Bad Science; Dinis-Oliveria, RJ, & Magalhães, T, F1000 Research. Vol. 4, 2015
The dissertation journey: A practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation; Roberts CM, 2nd edition, Roberts CM, London, 2010
Joyner RL, Rouse WA, Glatthorn AA; Writing the winning thesis or dissertation: A step-by-step guide, Corwin, 3rd edition, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através da abordagem teórica, fornecem-se conhecimentos gerais e fundamentais de forma a garantir a correta elaboração do projeto. Através do acompanhamento tutorial, apoia-se o estudante no desenvolvimento do seu projeto. Estes dois níveis de suporte deverão garantir que o projeto final seja robusto e assegure o cumprimento dos objetivos definidos. Em particular deve ser tido em conta a exequibilidade do projeto e é desejável que o estudante publique um artigo original (full length paper), em revista internacional indexada com índice de impacto e arbitragem científica.
Dado o carácter individualizado do trabalho e da metodologia de ensino proposta, os professores aplicarão essencialmente um carácter teórico e de orientação tutorial à unidade curricular endividando todos os esforços necessários para a sua plena concretização. Um método expositivo em articulação com o método interrogativo será aplicado de forma a promover a transmissão de conhecimentos gerais necessários à correta elaboração de um projeto de dissertação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 60,00
Frequência das aulas 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência a mais de  1/3 das aulas de contacto previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: (a) contínua (10%) - avalia a capacidade do aluno para resolução dos diversos problemas que surgem no decurso da elaboração do projeto; (b) final (90%) – avalia o projeto de dissertação desenvolvido (60%) e defesa pública do mesmo (30%). A aprovação está condicionada a um resultado positivo em ambas as componentes da avaliação final.

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