Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MEAC16_1

Contextualização da Educação Académica e Clínica

Código: MEAC16_1     Sigla: CEAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 19 Plano de Estudos em vigor 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade, os estudantes estarão capazes de:

1- identificar os principais desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em contexto de globalização e mudança tecnológica

2- Apreciar padrões de qualidade académica e clínica com base em indicadores previamente estabelecidos

3- Delinear estratégias de ação capazes de responder aos desafios da diversidade e complexidade típicos das instituições académicas e clínicas

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular “Contextualização da educação académica e clínica"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de desenvolver as competências estratégicas para lidar com os desafios que se colocam às instituições académicas e clínicas em situação de globalização e mudança tecnológica.
Os temas tratados serão objeto de exposição oral, trabalho em pequenos grupos, estudo autónomo com vista ao desenvolvimento de competências no domínio da contextualização académica e clínica.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

1- Globalização e mudança nos sistemas académicos e clínicos no século XXI

2- Diversidade e complexidade dos sistemas académicos e clínicos

3- Padrões de qualidade académica e clínica

4- Desafios académicos e clínicos para o século XXI

Bibliografia Obrigatória

Bleakley, A., Bligh, J.,Browne, J. ; Medical Education for the Future: Identity, Power and Location. , Springer, 2011
Jeffries, W.B., Huggett, K.N. ; An Introduction to Medical Teaching, Springer, 2010
Salerno-Kennedy, R., O'Flynn S; Medical Education: the State of the Art., Nova Science Publishers, New York, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:

(a) Exposição de temas selecionados (seminários com especialistas convidados)

(b) Análise em pequenos grupos de artigos, capítulos de livros, videos e outros materiais sobre contextualização académica e clínica

(c) Grupos de discussão sobre temas da atualidade com impacto nas instituições académicas e clínicas

(d) Estudo independente/autónomo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos: (1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (25%); (2) avaliação sumativa realizada através de um ensaio no final da UC (75%).        

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 10:44:06
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital