Código: | MCP_08 | Sigla: | SLQV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 37 | Cuidados Paliativos_09 | 1 | - | 6 | 60 | 162 |
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Sofrimento, Luto e Qualidade de Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do saber lidar com o sofrimento, em especial na terminalidade da vida. Muito em particular no que diz respeito à dimensão psicológica e emocional da doença terminal. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção psicológica em Cuidados Paliativos.
1- A morte nas sociedades modernas.
2- Crise, dor e sofrimento. Diferentes dimensões, diferentes vivências, diferentes pessoas. O luto nas suas diferentes dimensões.
3- O psicólogo nas equipas interdisciplinares.
4- A intervenção psicológica nos cuidados paliativos. Os problemas emocionais do paciente – Empowerment e construção de objetivos. Stress e burnout nos profissionais de saúde.
5- A comunicação em cuidados paliativos. Atitudes, crenças e comportamentos dos profissionais de saúde. Preferências gerais e específicas sobre a informação do paciente em cuidados paliativos. A comunicação de más notícias. A esperança realista.
6- Abordagem ao conceito de qualidade de vida. História e definição. Interesse em medir a qualidade de vida em particular. Integração da qualidade de vida na prática clínica.
7- Metodologia de avaliação da QdV. Avaliação da QdV do doente através do profissional de saúde, avaliação da QdV do doente através do cuidador informal.
8- Como medir a QdVRS..As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 50,00 |
Total: | 100,00 |