Código: | MCP_05 | Sigla: | SSOCP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 22 | Cuidados Paliativos_09 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecimentos: Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante obtém os conhecimentos adequados na área da gestão e economia da saúde, em especial no que se refere à organização dos Cuidados Paliativos.
Aptidões e Competências: Com a frequência nesta unidade curricular pretende-se que o estudante venha a incorporar na sua prática quotidiana ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para uma gestão eficiente dos recursos, não comprometendo a equidade no acesso ao sistema de saúde e qualidade assistencial, nomeadamente face ao elevado índice tecnológico da medicina hospitalar. Reforçando as especificidades dos Cuidados Paliativos.1- Teorias da justiça.
2- O direito à proteção da saúde enquanto direito social nas sociedades plurais e seculares.
3- A saúde e os outros bens sociais. A doutrina da “democratic accountability”. Macro e micro priorização na saúde.
4- A saúde pública intersectorial e os determinantes sociais de saúde. Importância do Estatuto Socioeconómico dos cidadãos.
5- Barreiras financeiras e não-financeiras a um acesso equitativo a cuidados de saúde razoáveis. O princípio da universalidade do acesso.
6- Alcance dos benefícios e segmentação do sistema de saúde. O SNS e os subsistemas de saúde.
7- Financiamento equitativo.
8- Eficácia e efetividade na saúde. A problemática da Medicina Baseada na Evidência (MBE).
9- Eficiência administrativa.
10- A criação de um mercado interno e os novos modelos de gestão das unidades de saúde. A problemática das listas de espera.
10- A organização dos Cuidados Paliativos no Serviço Nacional de Saúde.
11- O Programa Nacional de Cuidados Paliativos.As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |