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O Sistema de Saúde e a Organização dos Cuidados Paliativos

Código: MCP_05     Sigla: SSOCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 22 Cuidados Paliativos_09 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos: Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante obtém os conhecimentos adequados na área da gestão e economia da saúde, em especial no que se refere à organização dos Cuidados Paliativos.

Aptidões e Competências: Com a frequência nesta unidade curricular pretende-se que o estudante venha a incorporar na sua prática quotidiana ferramentas essenciais à utilização racional dos recursos afetados ao setor da saúde. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para uma gestão eficiente dos recursos, não comprometendo a equidade no acesso ao sistema de saúde e qualidade assistencial, nomeadamente face ao elevado índice tecnológico da medicina hospitalar. Reforçando as especificidades dos Cuidados Paliativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área da gestão e economia da saúde. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Teorias da justiça.

2- O direito à proteção da saúde enquanto direito social nas sociedades plurais e seculares.

3- A saúde e os outros bens sociais. A doutrina da “democratic accountability”. Macro e micro priorização na saúde.

4- A saúde pública intersectorial e os determinantes sociais de saúde. Importância do Estatuto Socioeconómico dos cidadãos.

5- Barreiras financeiras e não-financeiras a um acesso equitativo a cuidados de saúde razoáveis. O princípio da universalidade do acesso.

6- Alcance dos benefícios e segmentação do sistema de saúde. O SNS e os subsistemas de saúde.

7- Financiamento equitativo.

8- Eficácia e efetividade na saúde. A problemática da Medicina Baseada na Evidência (MBE).

9- Eficiência administrativa.

10- A criação de um mercado interno e os novos modelos de gestão das unidades de saúde. A problemática das listas de espera.

10- A organização dos Cuidados Paliativos no Serviço Nacional de Saúde.

11- O Programa Nacional de Cuidados Paliativos.

Bibliografia Obrigatória

Buchbinder, S.B., & Shanks, N.H. ; Introduction to Health Care Managment. Burlington, Massachusetts: Jones & Bartlett Learning, 2007
Nunes, R., & Rego, G. ; Prioridades na Saúde, Lisboa: McGraw-Hill, 2002
Rego, G. ; ). Gestão Empresarial dos Serviços Públicos, Uma Aplicação ao Setor da Saúde, Porto: Vida Económica, 2008
Nunes, R. ; Regulação da Saúde, Porto: Vida Económica, 2014
Feldstein, P.J. ; Health Policy Issues, An Economic Perspective (6th edition), Chicago: Health Administration Press, 2015

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final - 100%
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