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Relações Interpessoais em Cuidados Paliativos

Código: MCP_04     Sigla: RICP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 21 Cuidados Paliativos_09 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Relações Interpessoais em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do cuidar em seres humanos, especificamente na interface com Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito à dimensão humana e relacional dos cuidados continuados. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.

Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para perceber a complexidade das relações interpessoais nos Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da humanização da saúde e as diferentes ferramentas pessoais e institucionais para a implementação de um acompanhamento adequado em doentes crónicos e terminais

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área das Relações Interpessoais nos Cuidados Paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1– A Moderna Gestão de Pessoas. Definição de gestão de pessoas e suas características fundamentais.

2– Os principais objetivos da gestão de pessoas.

3– Os processos de Gestão de Pessoas.

4– As principais teorias sobre a natureza humana.Os instrumentos de motivação e algumas tendências recentes em matéria de motivação.

5– O conceito de cultura organizacional e macrocultura. A classificação dos diferentes tipos de culturas genéricas de acordo com as perspetivas de distintos autores. As origens da cultura das organizações e os seus componentes. A teia cultural de uma organização da saúde e os seus valores.

6– Os métodos de socialização organizacional. O conceito de grupo. Técnicas de trabalho em equipas de saúde.

7– O processo de comunicação numa organização de saúde e os seus elementos essenciais. Técnicas que permitem desenvolver a capacidade de comunicação. Efeitos comportamentais das atitudes de interação nos cuidados paliativos

Bibliografia Obrigatória

Chiavenato, I. ; Gestão de Pessoas (2ª edição), Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005
Rocha, O ; Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, Lisboa: Escolar Editora. , 2005
Spencer, E., Mills, A., Rorty, M., & Werhane, P. ; Organization Ethics in Health Care, New York: Oxford University Press, 2000
Rodrigues, L.C. ; Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde, Lisboa: Edições Colibri, 2002
Carvalho, M.J. ; Gestão e Liderança na Saúde, Porto: Vida Económica, Porto, 2008
Ginó, A., Sena, C., & Dahlin, K. ; Compreender os Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde, Lisboa: Edições Colibri, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final - 100%
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