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Ética e Espiritualidade no Fim da Vida

Código: MCP_03     Sigla: EEFV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 22 Cuidados Paliativos_09 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos








Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular Ética e Espiritualidade no Fim da Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética e espiritualidade nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com as profissões da saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais.


Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno do paliativismo. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da ética profissional para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente os Cuidados Paliativos.


Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área da ética e espiritualidade, especificamente em cuidados paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-Distinção entre ética, moral e ordenamento jurídico. As principais teorias éticas da atualidade. O conceito de dignidade humana e de direitos humanos fundamentais.

2- A relação clínica enquanto contrato tácito que se configura como um dever jurídico.

3-Os códigos de ética das diversas profissões da saúde.

4-A principiologia de Beauchamp e Childress.

5-A doutrina ética e jurídica do consentimento informado como materialização do respeito pela autodeterminação individual. Consentimento expresso e consentimento presumido.

6-Os cuidados paliativos enquanto resposta ao sofrimento na doença terminal.

7-Suspensão ou abstenção de meios desproporcionados de tratamento. A especificidade do estado vegetativo persistente/permanente. O testamento vital enquanto exercício legítimo da autonomia.

8-Distinção entre eutanásia e suspensão de meios desproporcionados de tratamento.

9-O exercício da espiritualidade enquanto elemento estrutural para uma adaptação adequada à terminalidade da vida.

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R.; Bioética, Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2010
Beauchamp, T., & Childress, J. ; Principles of Biomedical Ethics., Oxford University Press, 2001
Gillon, R. ; Principles of Health Care Ethics, Londres: Wiley, 1994
Nunes, R., & Brandão, C. ; Humanização da Saúde, Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2007
Nunes, R. ; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final - 100%
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