Código: | MCP_03 | Sigla: | EEFV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 22 | Cuidados Paliativos_09 | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular Ética e Espiritualidade no Fim da Vida é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética e espiritualidade nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com as profissões da saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais. Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno do paliativismo. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da ética profissional para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente os Cuidados Paliativos. |
1-Distinção entre ética, moral e ordenamento jurídico. As principais teorias éticas da atualidade. O conceito de dignidade humana e de direitos humanos fundamentais.
2- A relação clínica enquanto contrato tácito que se configura como um dever jurídico.
3-Os códigos de ética das diversas profissões da saúde.
4-A principiologia de Beauchamp e Childress.
5-A doutrina ética e jurídica do consentimento informado como materialização do respeito pela autodeterminação individual. Consentimento expresso e consentimento presumido.
6-Os cuidados paliativos enquanto resposta ao sofrimento na doença terminal.
7-Suspensão ou abstenção de meios desproporcionados de tratamento. A especificidade do estado vegetativo persistente/permanente. O testamento vital enquanto exercício legítimo da autonomia.
8-Distinção entre eutanásia e suspensão de meios desproporcionados de tratamento.
9-O exercício da espiritualidade enquanto elemento estrutural para uma adaptação adequada à terminalidade da vida.As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |