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História da Medicina

Código: MI007     Sigla: MI007

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 2 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.

Resultados de aprendizagem e competências

 

O conhecimento da História da Faculdade de Medicina potencia a integração do estudante na sua Faculdade e faculta-lhe a formação necessária para compreender a sua dimensão presente e futura. O património museológico da Faculdade é uma lição sobre a história institucional, nacional e universal. O reconhecimento da sua importância, pelo conhecimento do seu significado e do seu valor patrimonial, sensibiliza e promove a sua salvaguarda. Os conteúdos programáticos sobre a História Geral da Medicina e a História da Medicina em Portugal expõem a evolução do pensamento e da prática médica, em particular no tempo de consolidação e evolução do método científico, e permitem contextualizar e melhor compreender o estado da Arte. Os testemunhos nacionais e internacionais legados são fortes estímulos para o desenvolvimento do espírito crítico e a promoção de uma cultura humanística, tão essenciais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A) História Geral da Medicina
I Parte. A Medicina pré e proto-histórica europeia. II PARTE. A Medicina Antiga, Ásia, África e América. III PARTE. A Medicina pré-hipocráticas. Grécia e Ásia Menor. As escolas filosóficas. IV PARTE. Hipócrates (século IV-V a.C.) a Galeno (século II d.C.). Medicina pos-hipocrática. Renovamento filosófico. Escolas de Platão e Aristóteles. O Renascimento médico norte-africano (Alexandria). Medicina Romana e Greco-Romana. V PARTE. Galeno e a Medicina galénica. VI PARTE. A transição greco-latina medieval (400 E.C. ao século XVI). VII PARTE. A Medicina no século XVI. Renascimento médico. Vesálio. Paré. Paracelso. VIII PARTE. A Medicina no século XVII. Os sistemas iatro- mecânico e iatro-químico. De Harvey e Sydénham a Valsalva e Malpighi. IX PARTE. A Medicina no século XVIII. Bases laboratoriais na Medicina moderna. X PARTE. A Medicina no século XIX. A Medicina experimental (Claude Bernard). A Bacteriologia e a Patologia celular. Até Pasteur e Virchow. Destes a 1900. As grandes descobertas. XI Parte. A Medicina contemporânea.
B) História da Medicina em Portugal
I Período – Dos tempos pré- históricos até à fundação da Escola de Santa Cruz de Coimbra em 1130. II Período – De 1130 até à criação dos Estudos Gerais, em Lisboa, em 1290. III Período – De 1290 até à promulgação dos Estatutos do Hospital Real de Todos-os-Santos (1504), Lisboa. IV Período – De 1504 até à Reforma dos Estudos Universitários, em 1772. a) – Século XVI – Renascimento. b) – Século XVII – Decadência ou estagnação. c) – Século XVIII – Renovação. V Período – De 1772 até à fundação das Régias Escolas de Cirurgia de Lisboa e Porto, em 1825. VI Período – De 1825 até à actualidade (Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e Porto, 1836; Faculdade de Medicina em 1911). VII Período – As directrizes da Medicina contemporânea. C) A Museologia na Medicina.

Bibliografia Obrigatória

Maximiano Lemos; História da Medicina em Portugal, Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações Dom Quixote, 1991
A.S. Lyons;R.J. Petrucelli; História de la Medicina, Mosby-Doyma, 1994
História do Ensino Médico no Porto, Enciclopédia Portuguesa, 1994

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As diferentes modalidades pedagógicas devem pela reflexão, discussão e a participação do discente potenciar a aprendizagem e promover o conhecimento.
1. Aulas teóricas de duas horas lectivas semanais ao longo do semestre. Apresentação dos temas com recurso à iconografia e museologia relativas à Medicina, bem como com a leitura e análise de textos que constituem marcas históricas, com ulterior análise.
2. Aulas teórico–práticas no Museu de duas horas lectivas semanais ao longo do semestre. Percurso efectuado pelo estudante, sob orientação docente, desde os primórdios da existência humana à actualidade, a partir das colecções do Museu. Discussão de temas específicos alusivos aos objectos expostos. Familiarização com o objecto médico e a sua evolução temporal. Exposição da íntima relação entre a Medicina e a Arte.
3. Seminários de duas horas de duração. Exposição e discussão de temas complementares das aulas teóricas, definidas previamente, com a participação activa dos prelectores e dos discentes.

Software

None

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua: Compreende a organização de trabalhos de investigação de História da Medicina e da Museologia na Medicina.
Exame: Consiste numa prova teórica escrita de desenvolvimento.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final: O resultado final será obtido pelo somatório das classificações conseguidas na avaliação contínua e no exame.

Provas e trabalhos especiais

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

Melhoria de classificação

Aplica-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

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