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Comunicação & Marketing Estratégico em Saúde

Código: OPT07     Sigla: CMES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 50 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 26 81
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular é sensibilizar o estudante para a importância da Comunicação, da Marca e do Marketing como estratégia global de diferenciação competitiva geradora de valor para as empresas, instituições, pessoas e organizações em geral, assim como desenvolver nos estudantes a capacidade de tomada de decisão tendo em vista assegurar uma eficaz gestão das relações com os seus principais stakeholders, de acordo com um novo paradigma que coloca o cliente no centro da gestão das interações em Saúde

Resultados de aprendizagem e competências

Num mercado de ofertas em saúde, onde, cada vez mais, o acesso à informação e a liberdade de escolha será uma realidade, os profissionais de saúde e as instituições a que estão ligados só conseguirão diferenciar-se, se conseguirem desenvolver estratégias de marketing e comunicação estruturadas, que sejam adequadas às necessidades, expetativas e preferências dos seus clientes, em cada momento.

A disponibilização de ferramentas e a divulgação de conceitos que permitirão ajudar os estudantes desta unidade curricular na criação de planos de comunicação, marketing e de interações em saúde, personalizados à medida das exigências dos seus futuros clientes, será determinante para os fazer destacar no mercado onde terão de concorrer quando terminarem a sua formação e iniciarem a vida profissional. i

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise

  • A análise da Comunicação e do Marketing na Saúde
  • Motivos da aplicabilidade da Comunicação e do Marketing
  • Teorias de Comunicação e Marketing estratégico e a sua importância como elemento de Gestão


Estratégia

  • Implementação de uma política de Comunicação e Marketing Integrado
  • Gestão da relação com os stakeholders e com clientes de saúde participantes
  • A evolução do conceito de Saúde 1.0, 2.0 e 3.0



Decisão

  • Desenvolvimento de marcas para mercados cada vez mais globais, tendências e oportunidades no sector
  • O cliente participante nas interações terapêuticas usando o empowerment em Saúde
  • Conhecer os conceitos, modelos e ferramentas proporcionando uma visão integrada de gestão e sua relação com o cliente




Avaliação e Investigação

  • Desenvolvimento da competitividade do sector
  • Gerir o processo de planeamento estratégico em organizações de saúde
      · Analisar de forma crítica as melhores práticas nacionais e internacionais ao nível da inovação e da gestão da mudança

Bibliografia Obrigatória

Aaker, D. & Joachimsthaler; The Brand Relationship Spectrum: The key to the Brand Architecture Challenge
Bridges, W. e Bridges; Managing Transitions: Making the Most of Change
Clifton, R; Brands and Branding
Coulter, A; Engaging Patients in Healthcare

Bibliografia Complementar

De Chernatony, L.& McDonald; Creating Powerful Brands
Kapferer; Strategic Brand Management
Keller, K; Strategic Brand Management
Lambin, J.-J; Marketing Estratégico
Kotler, P. & Kartajaya, H. & Setiawan; Marketing 3.0.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias:

As aulas terão duas componentes:

(1) Exposição sistemática dos conteúdos programáticos, por parte do docente; 

(2) Elaboração e discussão de trabalhos de investigação, por parte dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 55,00
Participação presencial 7,50
Trabalho escrito 37,50
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

As metodologias apresentadas visam o desenvolvimento com os estudantes de um corpo de conhecimentos numa área de saber cuja aplicação ao sector da saúde, tem ainda muito para ser trabalhada e cada vez mais é um desafio ambicioso e necessário no mundo moderno.

A opção pelo modelo expositivo de conteúdos que são matéria sedimentada e reconhecida transversalmente na comunidade científica visa, fundamentalmente, transmitir de uma forma rápida e o mais consensual possível os fundamentos dos conteúdos basilares desta unidade curricular.

A forte aposta na vertente da investigação propõe, precisamente, a discussão e apresentação de conceitos inovadores, estratégias contemporâneas e explicações claras às temáticas abordadas nesta Unidade Curricular.

A avaliação de 360º que é proposta para as aulas apresentadas desafia, por um lado, ao estabelecimento de uma dinâmica de disseminação do conhecimento numa área em que a construção do corpo científico e dos seus conteúdos programáticos é ainda recente e, por outro, coloca em discussão diversas temáticas, que, são diversas nos domínios do saber sobre os quais o conhecimento científico começa a ocupar-se e os profissionais aplicam no seu dia-a-dia, que é cada vez mais competitivo e de nível internacional.
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