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Imunologia Básica

Código: MI231     Sigla: IB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 06-02-2017 a 15-07-2017) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 341 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem dos conhecimentos dos mecanismos básicos da resposta imunológica, como resposta biológica à agressão exógena ou endógena, e as suas interações em patologia humana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular os estudantes devem adquirir as seguintes competências: A- Descrever a organização celular, molecular e funcional do sistema imunológico; B – Demonstrar a influência do sistema imunológico na resposta biopatológica à agressão; C – Utilizar, escolher, e concluir sobre os resultados das principais técnicas laboratoriais de base imunológica; D – Pesquisar, selecionar e avaliar, as fontes de informação científica e concluir com apresentação oral dessa informação; E – Demonstrar iniciativa e capacidade de trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de biologia celular, genética e organização morfo-funcional do sistema linfático

Programa


  1. Reação Imunológica – conceito e relevância biopatológica;

  2. O Sistema Imunológico – componentes e organização funcional;

  3. Os linfócitos B – ontogenia e síntese de anticorpos;

  4. Os linfócitos T – ontogenia, reconhecimento antigénico e papel na imunorregulação;

  5. Anticorpos – estrutura e função;

  6. Antigénios – imunogenicidade e processamento antigénico;

  7. Complexo Major de Histocompatibilidade – estrutura e participação na fase aferente, central e efectora da reacção imunológica;

  8. Tolerância imunológica – mecanismos centrais e periféricos da tolerância imunológica;

  9. Regulação da resposta imunológica – pelo antigénio, intrínseca, neuroendócrina e genética;

  10. Mecanismos efetores e de amplificação da reação imunológica – sistema do complemento, citocinas;

  11. Imunodeficiências Primárias - características e métodos de estudo.

Bibliografia Obrigatória

Owen JA, Punt J, Stranford SA eds; Kuby Immunology, , 7th ed, 2013 WH Freeman and Co, , 2013. ISBN: ISBN-13: 978-14641-3784-6

Bibliografia Complementar

Abul K.Abbas; Cellular and molecular Immunology, 2015

Observações Bibliográficas

Serão fornecidos os sumários das aulas teóricas, material iconográfico, textos e bibliografia de apoio aos seminários e trabalhos de grupo, numa plataforma de ensino assistido por computador (plataforma Moodle).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular de Imunologia Básica corresponde a um total anual de 81 horas escolares (3 ECTS), das quais 26 horas (32%) são horas de contacto com a equipe docente. Os temas são abordados nas seguintes modalidades: uma aula teórica de 1 hora por semana; trabalhos de grupo que ocuparão uma carga horária total de 12h de contacto no semestre.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 85,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Presencial; quizz de auto-avaliação e-learning.


Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final consiste numa prova final escrita (85% da classificação da UC), com 50 perguntas de escolha múltipla (cotação: 14 valores) e 2 perguntas de resposta aberta de desenvolvimento (cotação: 6 valores). É aplicado o tempo limite de 1 minuto por pergunta de teste e 30 minutos para cada resposta escrita, com 10 minutos de tolerância (tempo total=120 minutos).

A classificação obtida por aprovação no exame final (i.e. prova escrita com classificação superior ou igual a 9,5 valores em 20,0) corresponde a 85% da nota final da UC. Os restantes 15% (até 3,0 valores) resultam de avaliação distribuída (informação do docente, avaliação da apresentação em trabalhos de grupo, quizz de auto-avaliação dos trabalhos de grupo).

Os estudantes com nota final igual ou superior a 10 valores estão aprovados, podendo no entanto realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação.

Melhoria de classificação

Os estudantes com nota no exame final escrito igual ou superior a 10 valores estão aprovados, podendo no entanto realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação. Esta é realizada por um júri constituído por dois docentes para cada época de exames, e que interrogam o estudante sobre toda a matéria num período máximo de 30 minutos; a classificação obtida nesta prova é final e substitui a anterior.

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