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Morfofisiologia do Aparelho Digestivo

Código: MI227     Sigla: MAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 06-02-2017 a 15-07-2017)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 344 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Módulos

Código Nome
MI227_B Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_B (HOS_PE07)
MI227_A Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_A (Anatomia II_PE07)
MI227_C Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_C (Fisiologia II_PE07)
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-26.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Melhoria de classificação, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal desta Unidade Curricular é a descrição da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Descrever os princípios gerais da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo. Estar familiarizado com a terminologia anatómica, possuindo capacidade de observação e técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

- Descrever a estrutura normal, macroscópica e microscópica, e o modo de funcionamento do sistema digestivo;

- Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

- Capacidade de resolução de problemas;

- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Princípios gerais da fisiologia digestiva. Fisiologia do aparelho estomatognático. Mastigação e deglutição.

Regulação neuroendócrina da motilidade e secreção gastrointestinais. Fisiologia esófago-gástrica.

Fisiologia hepática. Fisiologia das vias biliares. Fisiologia do pâncreas exócrino. Metabolismo das lipoproteínas. Intestino delgado. Digestão e absorção dos glícidos e das proteínas. Digestão e absorção dos lipídeos, vitaminas, outros nutrientes. Cinética do ferro. Cólon. Defecação. Fisiologia integrada do aparelho digestivo.

 

Desenvolvimento Embrionário do Aparelho Digestivo. Histologia da Cavidade Oral e do Trato Gastrointestinal. Histologia das Glândulas Anexas ao Aparelho Digestivo: Glândulas Salivares; Fígado e Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino. Sistema Neuroendócrino Difuso.

 

Anatomia geral do aparelho digestivo. Organização topográfica das suas vísceras. Boca, língua e glândulas salivares. Mastigação. Faringe e esófago. Deglutição. Estômago. Intestino delgado. Intestino grosso. Fígado e vias biliares. Pâncreas e canais pancreáticos. Irrigação arterial das vísceras abdominais. Drenagem venosa e linfáticos das vísceras abdominais. Sistema porta hepático. Anatomia geral do peritoneu.

Bibliografia Obrigatória

Walter F. Boron and Emile L; Medical Physiology, Boulpaep Editors, 2012
Hall J.E. ; Guyton and Hall ;Textbook of Medical Physiology, 12th Edition, Saunders Elsevier, 2011
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W; Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas, 5th edition, Churchill Livingstone, 2009
Sadler, T.W; Langman's Medical Embryology , 11ª Ed, Williams and Wilkins, 2009
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitchel; Gray's Anatomy for Students, Elsevier Churchill Livingstone, 2010
Gray's Anatomy, 40ª edição, ; S. Standring, Elsevier Churchill Livingstone, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (1h), seminários (1,5h), aulas teórico-práticas (16h) e aulas práticas (33,5h), perfazendo um total de 57 horas de contacto (incluindo 5h para avaliação).

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico da FMUP

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final terá um componente prático ponderado em 1/3 e um componente teórico ponderado em 2/3. Serão admitidos a exame teórico apenas os estudantes que, no conjunto das provas práticas (anatomia, fisiologia e histologia), obtiverem a classificação mínima de 10/20 valores. Esta classificação mantém-se válida para as outras épocas de avaliação do ano letivo em curso apenas para os estudantes que reprovem (ou faltem) na prova teórica. O exame teórico contemplará perguntas de resposta aberta e curta e perguntas de escolha múltipla. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação de 10/20 valores. A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. 

 

Provas e trabalhos especiais

Para aceder à prova prática de Histologia e Embriologia os alunos terão que apontar corretamente 3 estruturas microscópicas durante as aulas práticas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Melhoria de classificação

Os pedidos de melhoria de classificação implicam a realização, de novo, dos componentes prático e teórico.

 


 

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