Humanidades em Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S (de 19-09-2016 a 03-02-2017)
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulos
Código |
Nome |
MI113_A |
Humanidades em Medicina_A |
MI113_B |
Humanidades em Medicina_B |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso na educação profissional. Aquisição de competências (1) transversais/“transferíveis”; (2) humanísticas; (3) auto-conhecimento; (4) reflexão crítica e profissional.Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes devem ser capazes de:- Promover a integração na formação médica de outras áreas de conhecimento;- Valorizar a História da Medicina no desenvolvimento do conhecimento médico;- Integrar a História da Medicina com atitudes sociais e de poder dominante na sociedade/época;- Identificar a mudança e a continuidade dos processos da evolução da medicina;- Referenciar os padrões da História da Medicina portuguesa e internacional;- Reconhecer a representação social/cultural da saúde na perspetiva multidimensional e ecológica- Compreender o ciclo de vida e condicionantes sócio-culturais;- Desenvolver a capacidade reflexiva sobre a condição humana;- Promover a capacidade de comunicação;- Desenvolver a prática reflexiva e profissionalismo.Modo de trabalho
Presencial
Programa
História da MedicinaMedicina, fonte inesgotável de patrimónioHistória da Medicina InternacionalHistória da Medicina NacionalHistória dos Instrumentos cirúrgicosAntropologia médica na formação integral em medicinaA dádiva do corpo humano – centralidade dos cadáveres nas competências de comunicação médico-doenteCiclo de vida e condicionantes sócio-culturais deste ciclo.Desenvolvimento interpessoalPrática reflexiva – “On becoming a doctor”Arte em Medicina – a arte da observaçãoProfissionalismo Visitas Guiadas ao Museu da História da MedicinaPrática reflexiva – “On becoming a doctor”Arte em Medicina – a arte da observaçãoProfissionalismo Visitas Guiadas ao Museu da História da MedicinaBibliografia Obrigatória
Griner; The Power of Patients Stories. Learning Moments in Medicine, P.F. (ed.), 2012
José Nuno Silva; A morte e o morrer. Entre o deslugar e o lugar, Edições Afrontamento, 2012
Whitmore, J; Coaching for Performance (People Skills for Professionals), , Nicholas Brealey Publish, London, 2002
Branch, W. ; The road to professionalism: reflective practice and reflective learning, Patient Educ Couns 80 (2010) 327-332
Driessen, E., Tartwijk, J., Dornan, T; The self critical doctor: helping students become more reflective, BMJ 2008; 336:827-30.
Klugman, C., Peel, J. Art rounds; teaching interprofessional students visual thinking strategies at one school, Acad Med, 2011, 86(10).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Total de horas de contacto: 28 horas
Teóricas: 9 horas
Seminários: 18 horas
Avaliação: 1 hora
Total de horas de trabalho: 81 horas
A apresentação teórica de temas é predominantemente focalizado na área da história da Medicina e de alguns outros temas selecionados de entre o conteúdo programático com o objetivo de estimular a perceção de novas perspetivas na formação integral dos estudantes. Os seminários permitem o desenvolvimento de tempos de discussão de ideias e de tópicos, de modo a promover a reflexão crítica acerca de ideias, casos, situações.
A avaliação adotada é a modalidade de avaliação distribuída sem exame final.
A classificação final terá os seguintes componentes:
- 35% História da Medicina (HM) - avaliação intercalar atraves prova escrita
- 60% Projeto de Humanidades (PH) - trabalho escrito 50% e apresentação oral e argumentação 50%
- 5% assiduidade(A)
Formula de Classificação final:
CF=35%*HM+60%*PH+5%*A
Formula de Classificação final para os trabalhadores estudantes: CF=35%*HM+65%*PH
Software
Turnitin
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação médica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Humanidades > História > História da ciência
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia médica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
35,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final terá os seguintes componentes:
- 35% História da Medicina (HM) - avaliação intercalar atraves prova escrita
- 60% Projeto de Humanidades (PH) - trabalho escrito 50% e apresentação oral e argumentação 50%
- 5% assiduidade(A)
Formula de Classificação final:
CF=35%*HM+60%*PH+5%*A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Formula de Classificação final para os trabalhadores estudantes: CF=35%*HM+65%*PH