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Estrutura Molecular da Célula

Código: MI110     Sigla: EMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - 1S (de 19-09-2016 a 03-02-2017) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 283 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 6 53 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-10-26.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir para a compreensão da biologia do ser humano a partir das bases moleculares da medicina e do modo como a estrutura determina a função.

Pretende-se que o estudante que inicia o curso de Medicina tenha uma adequada integração nos conhecimentos mais estruturais da bioquímica e da biologia celular facilitando a pretendida compreensão ulterior das estruturas e do funcionamento das células e das funções metabólicas gerais do organismo.

Atenta-se ao reconhecimento da denominação e do papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial relevo aos que fazem parte da constituição do ser humano (nomeadamente: glícidos, lípidos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água).

Para tal, utilizaremos como exemplos quer situações de doença, quer formas de terapêutica em uso. De igual modo, daremos atenção ao facto de ser a partir destas mesmas moléculas que são desenvolvidos os biomarcadores que servirão de ponto de partida a melhores meios de diagnóstico e, também, ao entendimento de muitas das condições patológicas que os estudantes irão encontrar mais à frente na clínica.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: Compreender o vocabulário específico da Bioquímica. Ter a capacidade de utilizar os conhecimentos de Bioquímica na análise crítica da informação e prática de outras disciplinas médicas. Ter a capacidade de recolher informação sobre um tema bioquímico e apresentá-la de forma inteligível e contextualizada. Ter competências laboratoriais básicas em laboratório de Bioquímica. Compreender o papel da investigação científica para a análise e eventual resolução de problemas médicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Nas aulas teóricas serão lecionados alguns temas estruturais das áreas da Bioquímica e da Biologia Celular. Como já referido tivemos presente o carácter introdutório desta UC na forma como foram escolhidos e alinhados os assuntos. Assim serão relevantes, a denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água. Os principais conceitos e metodologias de estudo da célula serão abordados, particularmente a estrutura das membranas e seu papel no transporte e a estrutura da matriz extracelular e dos filamentos e sistema microtubular. Serão também abordados a função, especificidade e nomenclatura das enzimas e noções básicas de cinética enzímica, os fatores e mecanismos gerais de modificação da atividade das enzimas, bem como as reações ácido-base, as relações da água com os lipídeos e o significado dos sistemas de fases. A importância da incerteza e do erro na bioquímica e na medicina são também assuntos referidos nesta UC.

2- As aulas de grupo serão especialmente centradas na forma como o nosso organismo obtém e utiliza algumas das formas estruturais essenciais a inúmeras funções:

Digestão e absorção de glicídeos. Estrutura dos glicídeos mais abundantes na dieta. Digestão do amido, glicogénio e dissacarídeos. Absorção e transporte de glicídeos nas membranas dos enterócitos.

Digestão e absorção de proteínas. Estrutura e papel biológico dos ácidos aminados. Os zimogénios digestivos e a sua ativação. As exo e endopeptídases.

Digestão e absorção dos lipídeos. Relação entre a estrutura dos lipídeos, a sua solubilidade e a sua digestão. Papel dos sais biliares na digestão dos lipídeos. As enzimas envolvidas na digestão dos lipídeos.

3- Nas aulas práticas os estudantes terão oportunidade de contatar com algumas das técnicas laboratoriais básicas nestas áreas e cujo conhecimento será útil noutras UCs. Dentro destas aulas será desenvolvido um pequeno projeto de investigação onde se estudará o efeito da ingestão de nutrientes na glicemia.

4- Será ainda realizado um exercício interativo on-line voluntário sobre estrutura de compostos orgânicos que designamos por LOL (“lição on-line”) que, embora não conte para a avaliação escrita, poderá ser valorizado na avaliação continua.

Bibliografia Obrigatória

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Roberts K. and Walter P; Molecular Biology of the Cell, 2015. ISBN: Garland Publishing, Inc. New York
Rodwell V.W., Bender D.A., Botham K.M., Kennelly P.J. and Weil P.A. ; Harpers Illustrated Biochemistry 30th Edition, McGraw-Hill, 2015. ISBN: 978-0071825344
Baynes J.W. and Dominiczak M.H.; Medical Biochemistry, Saunders- Elsevier, 2014. ISBN: 978-1455745807
Lodish H., Berk A., Kaiser C.A., Krieger M., Bretscher A., Ploegh H., Amon A. and Scott M.P.; Molecular Cell Biology, W. H. Freeman, Palgrave Macmillan, 2012. ISBN: 978-1429234139
Berg J.M., Tymoczko J.L. Gatto G.J. and Stryer L.; Biochemistry, W.H. Freeman and Company. New York, 2015

Bibliografia Complementar

Frayn K.N; Regulação Metabólica, U.Porto Editorial, 2012
Hipólito-Reis C., Alçada MN., Azevedo I; Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde, Lidel, 2002
Nelson D.L., Cox M.M.; Lehningher Principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company, 2013. ISBN: 978-1429234146

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas práticas, aulas de grupo e "lição-online".

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química orgânica
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular
Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Enzimologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 95,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência e ser admitido a exame os estudantes devem estar presentes em, pelo menos, 3/4 do total das aulas práticas e de grupo

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = [((A1+A2+A3+A4)/4) x 0,95] + (APG x 0,05), no caso das avaliações intermédias;

NF = [(ER x 0,95] + (APG x 0,05), no caso do exame de recurso;

Melhoria de classificação

Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (de acordo com as regras definidas no Regulamento Pedagógico da FMUP), circunstância em que a nota do exame vale como nota final (nestas circunstâncias a avaliação continua deixa de ser considerada).

Observações

Avaliação

1º- A classificação final tem duas componentes: avaliação escrita (média dos resultados obtidos nas avaliações intermédias, ou o resultado do exame de recurso) e avaliação que decorre das aulas práticas e de grupo.
2º- As avaliações intermédias, incidindo sobre os assuntos que vão sendo tratados, decorrerão nos dias 12 e 26 de outubro e nos dias 9 e 23 de novembro.
3ª- As avaliações intermédias, que serão 4, cada qual com a duração de 30 minutos, correspondem a um teste com 20 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses não havendo descontos nas escolhas erradas).
4º- Em cada avaliação intermédia o estudante tem de ter um mínimo de 5 respostas certas. Com menos de 5 respostas certas, em qualquer dos testes intermédios, o estudante não poderá fazer os testes seguintes e, para ter aproveitamento, tem de ir ao exame de recurso.
5º- Os estudantes que não cumpram todos os momentos de avaliação intermédia ou que não tenham aproveitamento, terão de fazer o exame final na época de recurso.
6º- O exame final, a decorrer na época de recurso, com a duração de 100 minutos, é constituído por 60 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses não havendo descontos nas escolhas erradas), e algumas perguntas de resposta aberta.
7º- A nota final (NF) será obtida mediante a aplicação de uma fórmula que é uma média ponderada das classificações na avaliação intermédia (A1 a A4) ou a classificação do exame de recurso (ER), e a das aulas práticas e de grupo (APG) (todas estas notas convertidas para uma escala de 0 a 20 valores):

NF = [((A1+A2+A3+A4)/4) x 0,95] + (APG x 0,05), no caso das avaliações intermédias

NF = [(ER x 0,95] + (APG x 0,05), no caso do exame de recurso

8º- Os estudantes podem pedir revisão de prova, salvaguardando-se, no entanto, a possibilidade de a nota do exame descer.
9º- Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (de acordo com as regras definidas no Regulamento Pedagógico da FMUP), circunstância em que a nota do exame vale como nota final (nestas circunstâncias a avaliação continua deixa de ser considerada).

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