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Métodos Qualitativos em Saúde

Código: MSP12_22     Sigla: MSP12_22

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Comportamentais

Ocorrência: 2015/2016 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 0 Mestrado em Saúde Pública - Plano Oficial a partir 2012 1 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Silvia Jesus da Silva Fraga Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,07
Teorico-Prática: 0,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,07
Silvia Jesus da Silva Fraga 1,07
Teorico-Prática Totais 1 0,85
Silvia Jesus da Silva Fraga 0,85

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade visa compreender o contributo dos métodos qualitativos para a investigação epidemiológica, explorando os contextos de aplicação e diferentes métodos de recolha de informação, análise e interpretação dos dados. Identificar contextos de aplicação da metodologia qualitativa em saúde. Desenhar uma investigação qualitativa. Identificar as técnicas de amostragem e métodos de recolha de informação. Avaliar a qualidade da investigação qualitativa.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos visam aprofundar o conhecimento sobre a metodologia qualitativa permitindo ao aluno identificar os seus contextos de aplicação, e as técnicas de recolha e análise de informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

- Métodos qualitativos em saúde: Princípios, abordagens e contextos de aplicação

- A definição da questão de investigação

- Desenho de uma investigação qualitativa

- Técnicas de amostragem

- Métodos de recolha de informação: Análise documental; entrevista; observação; etnografia

- Critérios de avaliação de qualidade da investigação qualitativa 

- Publicação da investigação qualitativa

Bibliografia Obrigatória

Green J, Thorogood N. ; Qualitative Methods for Health Research, Sage Publications, 2009. ISBN: 978-1-84787-073-5

Bibliografia Complementar

Creswell JW; Qualitative Inquiry and Research Design- Choosing Among Five Traditions, Sage Publications, 1998
Flick, U. ; An introduction to Qualitative Research, Sage Publications, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino a utilizar terão como propósito apresentar a dimensão teórica dos principais conceitos e conteúdos e também permitir grupos de discussão e debate nas sessões teórico-práticas. A formação teórica e reflexiva, apoia-se em metodologias de ensino por via da exposição de conteúdos da parte do docente e realização de trabalhos em sala de aula; e por via do treino de competências reflexivas, adquiridas por contacto com o docente e pelo trabalho autónomo do aluno. Para competências de debate, prevê-se a apresentação do trabalho dos alunos e respetiva discussão. Promove-se, ainda, a capacitação do estudante para a elaboração de um projeto de investigação qualitativa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 46,00
Estudo autónomo 8,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: A avaliação compreende o desenvolvimento de um projeto de investigação, sendo necessário: a)apresentação oral do projeto; b) entrega de um relatório escrito do projeto. Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.

 Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Critérios de ponderação de cada uma das componentes de avaliação na nota final da unidade curricular: Apresentação oral do projeto (25%); Relatório escrito do projeto (75%).

É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.

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