Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » OPT25

Neurociência Cognitiva

Código: OPT25     Sigla: NC14

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia Experimental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 22 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 20 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à Neurociência Cognitiva: o corpo de conhecimento que estuda as bases neuronais das funções cognitivas. A unidade curricular pretende expandir os conhecimentos adquiridos na Morfofisiologia do Sistema Nervoso do 1º ano, integrando-os numa perspetiva funcional que sirva de alicerce para o estudo clínico da neurologia e psiquiatria.

A unidade curricular terá uma importante componente prática dirigida à investigação científica experimental em Neurociência Cognitiva: para além de contacto com as várias vertentes de possíveis de investigação experimental que são habituais em neurociência cognitiva (imagiologia em humanos, neurofisiologia em humanos e modelos animais, avaliação comportamental em modelos animais), cada grupo de 4 estudantes será responsável pelo desenho e implementação de um pequeno projeto de investigação.

A unidade curricular terá como dois objetivos principais: a) fornecer aos estudantes uma visão abrangente da fisiologia das funções cognitivas que lhes permitam uma avaliação profunda dos mecanismos neurobiológicos subjacentes às patologias neurológicas e psiquiátricas com que irão contactar na sua futura formação académica e vida profissional clínica; b) fornecer aos estudantes uma poderosa introdução às metodologias de investigação científica em neurociência cognitiva que lhes permita a continuação de investigação nesta área em programas ulteriores de formação pósgraduada, bem como uma visão crítica sobre os desenvolvimentos futuros nesta área da medicina.

Resultados de aprendizagem e competências

O conteúdo programático da unidade curricular aborda de forma simplificada mas abrangente todos os conceitos importantes para a Neurociência Cognitiva; todos os conceitos serão focalizados no estudo das estruturas neurobiológicas que são cruciais para as diversas funções cognitivas, e terão sempre um componente de enquadramento clínico. Nas aulas de componente prática os estudantes terão contacto direto com as mais importantes e atuais tecnologias de investigação científica.
O pequeno número de estudantes admitidos na unidade curricular permitirá um nível intenso de interação com os estudantes e uma aprendizagem prática personalizada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência da U.C. Morfofisiologia do Sistema Nervoso (MIMED), ou demonstração de formação básica em neurociência.

Programa

Teóricas:

1 – Neurociência cognitiva: questões e metodologias científicas
2 – Plasticidade neuronal: da plasticidade sináptica à reorganização populacional
3 – Processamento sensorial: organização percetiva auditiva, visual, olfativa, gustativa e somatosensitiva. Agnosias e síndromes de “neglect”.
4 – Processamento motor: codificação cortical de movimento. Ataxia, apraxia e dispraxia.
5 – Atenção: sistemas neuronais de controlo de atenção e resolução de conflitos sensoriais. Síndrome de défice de atenção e hiperatividade.
6 – Memória declarativa: papel do hipocampo. Amnésias.
7 – Memória de trabalho e memória não-declarativa: memória instrumental e condicionamento. Síndrome de stress pós-traumático.
8 – Emoção: modulação emocional das funções cognitivas; bases neuronais da empatia; consciência. Prosopagnosia e autismo
9 – Função executiva: sistemas de controlo prefrontal, parietal e cingulado; tomada de decisão e atribuição de valor. Esquizofrenia, placebo e toxicodependência.
10 – Representação simbólica: neurobiologia da linguagem; representação de tempo, ritmo e números. Afasia, agrafia e acalculia.

Práticas

1 – Métodos e técnicas em neurociência cognitiva; introdução ao Projeto
2 – Técnicas imagiológicas de avaliação cognitiva em humanos
3 – Avaliação comportamental cognitiva em modelos animais
4 – Análise neurofisiológica em humanos
5 – Análise neurofisiológica em modelos animais
6–9 – Projeto

Bibliografia Obrigatória

Purves, Cabeza, Huettel, LaBar; Principles of Cognitive Neuroscience, 2013. ISBN: 0878936947

Bibliografia Complementar

Banich, Compton; Cognitive Neuroscience, 2010. ISBN: 0840032986

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular será baseada em aulas teóricas que abordarão os principais conceitos de neurociência cognitiva, e uma forte componente prática onde se irá procurar que os estudantes desenvolvam capacidades de trabalho individual na realização de trabalho experimental.

A avaliação da unidade curricular será realizada com base em 2 componentes:
a. prova escrita onde serão avaliados os conhecimentos adquiridos (60 minutos; 10 questões de resposta descritiva; 50% da nota final)
b. relatório final do projeto realizado (50% da nota final)

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências da Saúde > Neurociências

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = (Nota Exame + Nota Relatório) / 2
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-07 às 01:37:51
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital