Neurociência Cognitiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2014/2015 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo introduzir os estudantes à Neurociência Cognitiva: o corpo de conhecimento que estuda as bases neuronais das funções cognitivas. A unidade curricular pretende expandir os conhecimentos adquiridos na Morfofisiologia do Sistema Nervoso do 1º ano, integrando-os numa perspetiva funcional que sirva de alicerce para o estudo clínico da neurologia e psiquiatria.
A unidade curricular terá uma importante componente prática dirigida à investigação científica experimental em Neurociência Cognitiva: para além de contacto com as várias vertentes de possíveis de investigação experimental que são habituais em neurociência cognitiva (imagiologia em humanos, neurofisiologia em humanos e modelos animais, avaliação comportamental em modelos animais), cada grupo de 4 estudantes será responsável pelo desenho e implementação de um pequeno projeto de investigação.
A unidade curricular terá como dois objetivos principais: a) fornecer aos estudantes uma visão abrangente da fisiologia das funções cognitivas que lhes permitam uma avaliação profunda dos mecanismos neurobiológicos subjacentes às patologias neurológicas e psiquiátricas com que irão contactar na sua futura formação académica e vida profissional clínica; b) fornecer aos estudantes uma poderosa introdução às metodologias de investigação científica em neurociência cognitiva que lhes permita a continuação de investigação nesta área em programas ulteriores de formação pósgraduada, bem como uma visão crítica sobre os desenvolvimentos futuros nesta área da medicina.
Resultados de aprendizagem e competências
O conteúdo programático da unidade curricular aborda de forma simplificada mas abrangente todos os conceitos importantes para a Neurociência Cognitiva; todos os conceitos serão focalizados no estudo das estruturas neurobiológicas que são cruciais para as diversas funções cognitivas, e terão sempre um componente de enquadramento clínico. Nas aulas de componente prática os estudantes terão contacto direto com as mais importantes e atuais tecnologias de investigação científica.
O pequeno número de estudantes admitidos na unidade curricular permitirá um nível intenso de interação com os estudantes e uma aprendizagem prática personalizada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Frequência da U.C. Morfofisiologia do Sistema Nervoso (MIMED), ou demonstração de formação básica em neurociência.
Programa
Teóricas:
1 – Neurociência cognitiva: questões e metodologias científicas
2 – Plasticidade neuronal: da plasticidade sináptica à reorganização populacional
3 – Processamento sensorial: organização percetiva auditiva, visual, olfativa, gustativa e somatosensitiva. Agnosias e síndromes de “neglect”.
4 – Processamento motor: codificação cortical de movimento. Ataxia, apraxia e dispraxia.
5 – Atenção: sistemas neuronais de controlo de atenção e resolução de conflitos sensoriais. Síndrome de défice de atenção e hiperatividade.
6 – Memória declarativa: papel do hipocampo. Amnésias.
7 – Memória de trabalho e memória não-declarativa: memória instrumental e condicionamento. Síndrome de stress pós-traumático.
8 – Emoção: modulação emocional das funções cognitivas; bases neuronais da empatia; consciência. Prosopagnosia e autismo
9 – Função executiva: sistemas de controlo prefrontal, parietal e cingulado; tomada de decisão e atribuição de valor. Esquizofrenia, placebo e toxicodependência.
10 – Representação simbólica: neurobiologia da linguagem; representação de tempo, ritmo e números. Afasia, agrafia e acalculia.
Práticas
1 – Métodos e técnicas em neurociência cognitiva; introdução ao Projeto
2 – Técnicas imagiológicas de avaliação cognitiva em humanos
3 – Avaliação comportamental cognitiva em modelos animais
4 – Análise neurofisiológica em humanos
5 – Análise neurofisiológica em modelos animais
6–9 – Projeto
Bibliografia Obrigatória
Purves, Cabeza, Huettel, LaBar; Principles of Cognitive Neuroscience, 2013. ISBN: 0878936947
Bibliografia Complementar
Banich, Compton; Cognitive Neuroscience, 2010. ISBN: 0840032986
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular será baseada em aulas teóricas que abordarão os principais conceitos de neurociência cognitiva, e uma forte componente prática onde se irá procurar que os estudantes desenvolvam capacidades de trabalho individual na realização de trabalho experimental.
A avaliação da unidade curricular será realizada com base em 2 componentes:
a. prova escrita onde serão avaliados os conhecimentos adquiridos (60 minutos; 10 questões de resposta descritiva; 50% da nota final)
b. relatório final do projeto realizado (50% da nota final)
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências da Saúde > Neurociências
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = (Nota Exame + Nota Relatório) / 2