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Medicina Comunitária (prática clínica)

Código: MI606     Sigla: MEDCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências Sociais e Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 290 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 6 64 162
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 6 64 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: Introduzir os estudantes no ambiente da moderna Medicina Geral e Familiar, na equipa dos Cuidados de Saúde Primários, na epidemiologia, na consulta e na prática da Medicina neste contexto; Colocar os estudantes no contexto apropriado para aprenderem os princípios da Saúde Pública, da prevenção, do rastreio, do diagnóstico precoce da doença e da promoção da Saúde; Estudar os aspectos comunitários da pediatria, da saúde mental, da obstetrícia, da saúde da Mulher, da medicina psico-social e dos cuidados aos idosos; Desenvolver a capacidade dos estudantes para trabalhar autonomamente, quer na clínica, quer na auto-formação; Desenvolver atitudes profissionais que melhorem os cuidados de saúde e conduzam a boas relações de trabalho; Alargar a experiência em questões éticas, em aptidões de comunicação e na prática clínica baseada na evidência.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da Residência em Medicina Comunitária o estudante deverá demonstrar ter domínio nas seguintes áreas:

A – Conhecimentos de Cuidados Primários;

B - Conhecimentos de Clínica;

C - Aptidões Clínicas;

D - Atitudes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cuidados de Saúde Primários (CSP): Estrutura e funções da equipa de CSP; Relações entre os CSP, os Cuidados Secundários, as entidades da comunidade e os leigos nos cuidados de saúde; Papel dos CSP no diagnóstico precoce e na prevenção secundária; Identificação de factores de risco e aconselhamento de estilo de vida; Motivos de consulta e referência em CSP; Epidemiologia e clínica das doenças comuns em CSP.
Cuidados na gravidez: Diagnóstico da gravidez; Cuidados de rotina na gravidez.
Pediatria: Desenvolvimento da criança; Prevenção e vigilância da saúde da criança; Protecção da criança.
Saúde da Mulher: Cuidados de rotina na mulher saudável; Planeamento familiar; Alterações hormonais na puberdade e na menopausa; Corrimento e infecções ginecológicas comuns; Problemas urinários, incluindo a incontinência.
Saúde Mental: Detecção e rastreio da doença mental; Detecção e tratamento da ansiedade, depressão e insónia; Luto e perda; Comportamentos de adição; Avaliação da ideação suicida.
Cuidados aos idosos: Problemas comuns - locomotores, patológicos, cognitivos, psicossociais, etc; Papel dos diferentes elementos da equipa de CSP.

Bibliografia Obrigatória

José M. Mendes Nunes; Comunicação em contexto clínico, Bayer Health Care, 2007
Ian R. Mcwhinney; Manual de medicina familiar, Inforsalus, 1994. ISBN: 972-8158-00-9
Allan H. Goroll, Lawrence A. May, Albert G. Mulley; Cuidados primários em medicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório, McGraw-Hill, 1997. ISBN: 972-8298-19-6
edited by Robert B. Taylor; Family Medicine: principles and practice, Springer, 2003. ISBN: 0-387-95400-7
edited by Robert E. Rakel; Textbook of family medicine, Elsiver Saunders, 2007. ISBN: 978-1-4160-2467-5
A. Martín Zurro, J. F. Cano Pérez; Atención primaria: conceptos, organización y prática clínica, Elsiver , 2003. ISBN: 84-8174-650-9
Hespanhol, A.; Couto, L.; Martins, C.; A Ética em Medicina Geral e Familiar: a Medicina Preventiva., Rev Port Clin Geral; 24:49-6., 2008
Hespanhol, A.; Couto, L.; Martins, C.; Viana, M.; Educação para a Saúde e Prevenção na Consulta de Medicina Geral e Familiar (I)., Rev Port Clin Geral; 25: 236-41., 2009
Hespanhol, A.; Couto, L.; Martins, C.; Viana, M.; Educação para a Saúde e Prevenção na Consulta de Medicina Geral e Familiar (II)., Rev Port Clin Geral; 25: 242-52, 2009.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta Residência de 4 semanas implica a disponibilidade presencial dos estudantes, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e a disponibilidade intelectual para estudar durante o restante tempo. Por isso se chama Residência. Está estruturada em 2 módulos, cada um com a duração de duas semanas - um será realizado em ambiente urbano e o outro em ambiente rural, ambos em Centros de Saúde.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Haverá uma avaliação contínua do trabalho dos estudantes durante toda a Residência, com permanente feedback, isto é, informação ao estudante da qualidade do seu trabalho e de como vai atingindo os objectivos que lhe são apontados. Essa avaliação basear-se-á na observação, pelo formador, das aptidões e atitudes do estudante no seu trabalho e, obrigatoriamente, em pelo menos três trabalhos escritos em cada um dos módulos, muito sucintos, relativos a situações observadas na prática e apresentados de um dia para o outro.

Estes três “mini-relatórios” serão entregues juntamente com o “Registo de Prática”. As tarefas relacionadas no “Registo de Prática” serão classificadas pelo formador em três categorias: A – Bom; B – Suficiente; C – Insuficiente.

No final de cada um dos módulos – urbano e rural – o formador, em conjunto com o estudante, preencherá o formulário respectivo onde indica a sua avaliação da desempenho do estudante, podendo este acrescentar os comentários que lhe parecerem oportunos. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a média aritmética dos dois formulários, modificada ou não, conforme o estudante tenha frequentado com aproveitamento o PROGRAMA DE CONTACTO PRECOCE.
Nos formulários de avaliação deverá responder-se às seguintes questões, atribuindo uma classificação (A, B ou C, como acima): O estudante foi tão assíduo e pontual quanto o necessário?; O estudante demonstrou desejo e capacidade para estabelecer boas relações de trabalho com o pessoal de saúde?; O estudante demonstrou desejo e capacidade para estabelecer uma relação empática com os pacientes?; O estudante demonstrou empenho em aproveitar as oportunidades de aprendizagem que lhe foram oferecidas?; O estudante demonstrou capacidade para organizar o seu tempo de trabalho e de estudo?; O estudante completou todos os registos de aptidões clínicas?;
Além disso o formador terá de classificar o que o estudante demonstrou relativamente a: Conhecimentos clínicos; Aptidões clínicas; Aptidões de comunicação; Atitudes apropriadas.
As classificações dadas nestes dois formulários serão convertidas posteriormente para a escala de 0 a 20 pelo Docente responsável pela Residência. Os cadernos de Registo de Prática terão de ser entregues no Departamento de Clínica Geral impreterivelmente até ao meio-dia do 1º dia útil a seguir ao último dia da Residência. Todos os trabalhos efectuados e o Registo de Prática devidamente rubricado pelos dois orientadores do Módulo Rural e do Urbano terão de ser entregues ao Assistente do Módulo Urbano até ao 1º dia útil após o final do Bloco ou Residência. Este fará a atribuição da respectiva classificação prática dos dois módulos após consulta do orientador do Módulo Rural.

Observações

Bibliografia complementar:
O Clínico Geral do Futuro, Aprendizagem e Ensino - Edição do Departamento de Clínica Geral, Porto, 1990;
A Consulta: Uma Abordagem à Aprendizagem e Ensino - Edição do Departamento de Clínica Geral, Pendleton D., Schofield T., Tate P. e Havelock P. Porto, 1993;
Problemas de Família - Edição do Departamento de Clínica Geral, Peter Williams, Porto: 1994;
Talking with Patients - Oxford Medical Publications, P.H., Myerscough, 1992;
Manual de Medicina Familiar - Ed. Inforsalus, Lisboa, Ian McWhinney, 1994.

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