Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI605

Psiquiatria e Saúde Mental (prática clínica)

Código: MI605     Sigla: PSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 281 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 4 43 108
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 4 43 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contactar com as realidades da clínica psiquiátrica, suas exigências e limitações, seus problemas particulares (contacto, cooperação, família, dependência, cronicidade, patologia múltipla); Desenvolver e completar os conhecimentos ministrados na disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental (5º ano) com particular ênfase nas perspectivas clínica e preventiva; Treinar a aplicação desses conhecimentos às situações concretas, particularmente na formulação do diagnóstico, em vários níveis, e na elaboração de planos de actuação; Melhorar aptidões de comunicação com o doente e sua família; Trabalhar com outros profissionais numa equipa multidisciplinar; Preparar a escolha de uma especialização profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados parecem-nos francamente positivos, de acordo com a avaliação colhido junto dos alunos e pelos resultados finais expressos nas classificações obtidas.

Estas classificações foram atribuídas atendendo à frequência e participação nas aulas e elaboração de uma história clínica por semana, com discussão da mesma com o docente responsável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Actividades: 1. Participação na actividade clínica nos vários sectores acompanhando assistente ou tutor: internamento, hospital de dia, consulta externa, psiquiatria de ligação e serviço de urgência; 2. Reuniões de preparação, apresentação e revisão de trabalho, dirigidas por professor ou assistente; 3. Entrevistas com doentes ou seus familiares e realização de histórias clínicas; 4. Reuniões de serviço, de tipo journal-club; 5. Seminários temáticos (cinco por semana); 6. Visitas de estudo: hospital psiquiátrico e centro de saúde com apoio psiquiátrico; 7. Outras actividades do serviço sessões de terapia de grupo e ocupacional.
Temas de estudo: Ansiedade e perturbações de pânico; Somatização; Perturbações do sono; Depressão e outras perturbações do humor; Perturbações do comportamento alimentar; Esquizofrenia: diagnóstico precoce, acompanhamento e relação com a família; Demências e perturbações psíquicas na idade avançada; Psiquiatria de urgência: intervenções em caso de crise, agitação, psicose e tentativa de suicídio.

Bibliografia Obrigatória

Michael Gelder, Nancy Andreasen, Juan Lopez-Ibor e John Geddes; New Oxford Textbook of Psychiatry, Oxford Univ Press, 2012
B Sadock e V Sadock; Kaplan & Sadock’s Synopsis of Psychiatry, 10th Edition, Lippincott, Williams and Wilkins, 2010
vários; Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 e Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Cuidados Primários, edições da Organização Mundial de Saúde, Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1998
Vallejo-Ruiloba; Intoducción a la Psicopatología y a la Psiquiatría. 7ª Edição, Masson, 2011

Observações Bibliográficas

  Kaplan & Sadock’s Synopsis of Psychiatry, 10th Edition, B Sadock e V Sadock, Lippincott, Williams and Wilkins, 2010; Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 e Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Cuidados Primários, edições da Organização Mundial de Saúde, Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1998; Intoducción a la Psicopatología y a la Psiquiatría. 7ª Edição, Vallejo-Ruiloba, Masson, 2011.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Prática clínica supervisionada em horário de 35 horas semanais (1,5 UC/semana), durante 3 semanas, no Serviço de Psiquiatria, nos vários sectores de actividade clínica: internamento, hospital de dia, consulta externa, psiquiatria de ligação e serviço de urgência.
Na caderneta de estágio são registados os dados correspondentes às actividades do estudante e respectiva avaliação destas actividades pelo assistente/tutor.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação compreende apenas avaliação contínua. Após avaliação qualitativa de apto, para a qual é necessário apresentar mais de dois terços dos registos diários preenchidos e a elaboração de três casos clínicos, é atribuída a classificação numa escala de 0 a 20 valores. Na avaliação quantitativa são valorizados os conhecimentos e atitudes (0 a 6 valores), o desempenho clínico (0 a 8 valores) e o empenho na aprendizagem (0 a 6 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame oral.

Notas acima 17 valores são atribuídas mediante recurso a exame oral

Provas e trabalhos especiais

Realização individual de 1 história clínica por semana (3 na totalidade), incluíndo identificação, motivo de recurso aos cuidados psiquiátricos, história da doença, personalidade prévia, exame do estado mental, exame físico e neurológico sumários, antecedentes pessoais, antecedentes familiares, pedido de examas subsidiários, formulação diagnóstica, diagnóstico final, proposta terapêutica e prognóstico.
A história clínica será posteriormente discutida com o docente respetivo.

Melhoria de classificação

Existe a possibilidade de melhoria da nota atribuída, através de uma prova oral.

Observações

Bibliografia:
New Oxford Textbook of Psychiatry, Michael Gelder, Nancy Andreasen, Juan Lopez-Ibor e John Geddes; Oxford Univ Press, 2012; Kaplan & Sadock’s Synopsis of Psychiatry, 10th Edition, B Sadock e V Sadock, Lippincott, Williams and Wilkins, 2010; Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 e Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Cuidados Primários, edições da Organização Mundial de Saúde, Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1998; Intoducción a la Psicopatología y a la Psiquiatría. 7ª Edição, Vallejo-Ruiloba, Masson, 2011.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 03:15:31
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital