Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI041

Terapêutica Cardiovascular - Evidência e Individualização

Código: MI041     Sigla: MI041

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 3 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 
A Medicina compreende várias áreas de conhecimento, uma das quais é a Terapêutica – a fase da abordagem do doente na qual se tenta alterar a história natural da doença. Entre as doenças mais comuns contam-se as doenças cardiovasculares, responsáveis por elevadas taxas de mortalidade e morbilidade. A par do conhecimento da fisiopatologia e do diagnóstico desse tipo de doenças, o médico carece de dispor de conhecimentos sólidos na área da Terapêutica, tendo em conta que cada doente é uma realidade autónoma e que as recomendações gerais deverão ser aplicadas de forma individualizada, o mesmo é dizer, tendo em conta o conjunto das características clínicas de cada pessoa doente.

Se a Medicina atual se baseia cada vez mais em evidência empírica, a qual é utilizada para estabelecer vários tipos de recomendações (incluindo “Guidelines”), a evidência está em constante mutação, o mesmo sucedendo com as recomendações. Sendo assim, um dos objetivos desta disciplina consiste na aprendizagem de recomendações terapêuticas versando as patologias cardiovasculares mais frequentes, incluindo a aprendizagem das suas fontes de conhecimento e da forma de ter acesso, de uma forma atualizada, aos novos conhecimentos e às novas recomendações.

O segundo pilar fundamental da disciplina centra-se nas exceções às regras gerais, na aprendizagem de circunstâncias que levem a que não se possam aplicar as recomendações terapêuticas mais comuns. Numa palavra, serão contempladas, através de casos clínicos, as bases para a individualização terapêutica, tendo em conta que o objetivo final da ação médica tem a ver com resultados e não apenas com processos.

Competências: Identificar as principais fontes de informação relativas à evidência terapêutica na doença cardiovascular; aplicar um conjunto de recomendações terapêuticas de particular importância no tratamento de doenças cardiovasculares comuns; identificar circunstâncias que possam limitar a aplicação das recomendações gerais mais frequentemente utilizadas, abrindo as portas para a individualização terapêutica.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar as principais fontes de informação relativas à evidência terapêutica na doença cardiovascular; aplicar um conjunto de recomendações terapêuticas de particular importância no tratamento de doenças cardiovasculares comuns; identificar circunstâncias que possam limitar a aplicação das recomendações gerais mais frequentemente utilizadas, abrindo as portas para a individualização terapêutica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise da terapêutica cardiovascular, incluindo as respetivas recomendações terapêuticas, nas seguintes áreas do foro cardio-vascular

- Hipertensão arterial

- Dislipidemias

- Diabetes mellitus

- Acidente vascular cerebral

- Angina de peito

- Enfarte do miocárdio

- Angina instável

- Insuficiência cardíaca

- Fibrilação auricular

- Doença Valvular aórtica

- Bradiarritimias

Análise de casos clínicos nos quais a aplicação das recomendações terapêuticas se encontra limitada por co-morbilidades ou por outras circunstâncias.

 

Bibliografia Obrigatória

Dan Longo, Anthony Fauci, Dennis Kasper, Stephen Hauser, J. Jameson, J. Loscalzo ; - Harrison´s Principles of Internal Medicine, 18th edition, 2011, 2011

Observações Bibliográficas

American College of Cardiology http://www.acc.org/

European Society of Cardiology http://www.escardio.org/

Recomenda-se a utilização da enciclopédia online “UpToDate”

Para além deste material ainda são recomendados os seguintes livros:

  • Harrison´s Principles of Internal Medicine, 18th edition, 2011

  • Hurst The Heart 13th edition, McGraw Hill 2010.

  • Braunwald Heart Disease, 9th edition, Saunders 2011.

  • Goodman & Gilman The pharmacological basis of therapeutics 12th edition, McGraw Hill 2010.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

27 horas de contacto (no mínimo):

- Seminários de 2 horas, relativos aos temas acima referidos

- Sessões práticas – consulta hospitalar de Cardiologia; consulta hospitalar de Hipertensão arterial e fatores de risco; laboratório de pacemakers.

- Nas horas de não-contacto, os estudantes deverão elaborar um relatório relativo a doentes observados, com enfoque nos aspetos terapêuticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação visa averiguar se os objetivos foram atingidos e se as competências foram adquiridas pelo(a) estudante, e é constituída da seguinte forma:

- Exame final (10 valores): O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por questões de resposta múltipla.

- Discussão de relatório (10 valores).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 03:21:07
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital