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Microbiologia Clínica

Código: MI037     Sigla: MI037

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Não
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo pedagógico consiste em ensinar Microbiologia Clínica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos estudantes, tendo como pressuposto a translação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Microbiologia Médica, Imunologia, Farmacologia, Clínica das Doenças Infecciosas e em outras disciplinas de carácter clínico, com os quais os estudantes possam analisar, pesquisar e solucionar problemas no âmbito da Microbiologia Clínica. 


Resultados de aprendizagem e competências

Saber desenvolver, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.

Competências: saber esquematizar, no âmbito de uma equipe multidisciplinar, uma estratégia correcta de intervenção nos domínios da epidemiologia, diagnóstico, terapêutico e de prevenção de doença microbiana, a nível da comunidade ou de uma unidade prestadora de cuidados de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Infecção e correlação clínica: significado   da   infecção em   diferentes locais anatómicos; significado e particularidades de certos tipos de infecções (infecções sexualmente transmitidas; infecção por Micobactérias; infecção por anaeróbios; infecção associada a dispositivos e implantes médicos; infecção no doente transplantado; infecção no doente com depressão imunitária induzida; infecção no doente queimado.

 

Infecção na comunidade e infecção relacionada com a prestação de cuidados de saúde.

 

Segurança e qualidade ambiental intra e extra hospitalar.

 

Resistência antimicrobiana.

 

Agentes infecciosos emergentes.

 

Bioterrorismo.

 

Metodologias de investigação de um surto infeccioso na comunidade ou num estabelecimento hospitalar: Métodos de tipagem para análise epidemiológica.

 

Elaboração e difusão de resultados laboratoriais; comunicação e integração com dados clínicos.

 

Gestão total de qualidade no laboratório de Microbiologia Clínica.

Bibliografia Obrigatória

Isenberg H. D.; Clinical Microbiology Procedures Handbook, 2ª Edição, ASM Press, 2004
Murray P. R. et al; Manual of Clinical Microbioloy, 8ª Edição, ASM Press, 2003
Jawetz, Melnick & Adelberg’s, Brooks, Butel, Morse; Medical Microbiology, 23ª edição, Appleton, Lange, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários (2 horas duração), 2 vezes por semana.

Trabalhos de grupo (duração variável), onde a metodologia utilizada será a do método do caso – problema e desenho da respetiva solução; em algumas situações os alunos poderão ser integrados na actividade investigacional em curso no Serviço de Microbiologia quando relacionada com o problema/caso.

As atividades têm lugar das 8,30 às 16 horas. Estima-se um total de 40 horas semanais de trabalho do estudante, durante 2 semanas (1,5 ECTS).

Capacidade formativa: 4 estudantes em cada módulo de 2 semanas, 80 estudantes/ano

 

Avaliação formativa e sumativa. Após avaliação formativa qualitativa (competências adquiridas, desempenho, empenho na aprendizagem) como apto é realizado um exame final - prova escrita constituída por questões de escolha, sendo atribuída a classificação final (escala de 0 a 20 Valores).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação formativa e sumativa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Após avaliação formativa qualitativa (competências adquiridas, desempenho, empenho na aprendizagem) como apto é realizado um exame final - prova escrita constituída por questões de resposta múltipla e/ou frases para assinalar como V (verdadeira) ou F (falsa) bem como problemas que envolvem interpretação e aplicação de conhecimentos, sendo atribuída a classificação final (escala de 0 a 20 Valores).

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