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Metodologia de Investigação em Saúde

Código: MI012     Sigla: MI012

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O exercício da Medicina – baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da evidência cientifica da mais alta qualidade, de forma a fundamentar e potenciar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Esta unidade curricular pretende abordar os fundamentos metodológicos da investigação em Saúde. Serão abordados princípios teóricos e desenvolvidas aptidões e atitudes que permitam a interpretação de evidência científica e a concretização de trabalhos de investigação nesta área, assim como a estruturação e escrita de protocolos e propostas de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas ao trabalho de investigação; compreender e aplicar as várias tipologias e opções de desenho e planificação de trabalhos de investigação; definir e selecionar adequadamente métodos de seleção de participantes; definir e selecionar adequadamente métodos e instrumentos de recolha de dados; interpretar e avaliar de forma crítica protocolos e artigos de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Método científico e sua aplicação à área da saúde.

Medicina baseada na evidência.

Abordagem faseada à concretização de um trabalho de investigação em saúde.

Formulação da questão e pesquisa bibliográfica.

Desenho de estudos (definições e classificação; estudos experimentais – ensaios clínicos; estudos observacionais; estudos de testes diagnósticos).

Medidas de frequência, associação e impacto.

Precisão, validade, erros aleatórios e erros sistemáticos.

Seleção de participantes – Teoria fundamental da amostragem e determinação do tamanho da amostra (vieses na seleção de participantes).

Seleção dos métodos e instrumentos para a recolha de dados (reprodutibilidade e validade de instrumentos de medida; desenho e validação de questionários e escalas de medição; vieses na recolha de dados e medição de variáveis).

Elaboração de um protocolo de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman; Designing Clinical Research , Williams and Wilkins, 2000

Bibliografia Complementar

Riegelman RK and Hirsch RP; Studying a Study and Testing a Test: How to read the Health Science Literature, Little Brown , 2000 (4th Edition)

Observações Bibliográficas

A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da unidade curricular, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular terá um total de 15 horas de contacto, incluindo 5 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas teórico-práticas, ao longo de 1 semana.

Será usada uma plataforma de e-learning para suportar as aulas teóricas e práticas desta unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação desta unidade curricular terá uma componente prática, através da realização de um trabalho prático, e um exame final, com ponderação de 20% e 80% da nota final, respetivamente. O exame final que versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento. O exame terá a duração de 90 minutos.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não está prevista nenhuma forma de avaliação especial para além da definida no regulamento da FMUP.

Melhoria de classificação

Não está prevista nenhuma forma de melhoria da classificação final para além da definida no regulamento da FMUP.

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