Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI510

Urologia

Código: MI510     Sigla: UROL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Doenças Renais, Urológicas e Infecciosas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 310 Mestrado Integrado em Medicina 2007 5 - 3,5 37 94,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3,5 37 94,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Transmitir ao estudante conhecimentos, gestos e atitudes relevantes ao desenvolvimento profissional na área da Urologia e que sejam importantes para a formação do médico pluripotencial. Dado que os estudantes do quinto ano ainda não tiveram contacto com a semiologia e patologia do foro urológico foram acordadas 18 sessões clínicas para transmissão de conhecimentos básicos, bem como a frequência do bloco operatório e área de ambulatório. Na escolha do programa foi tida em conta a realidade portuguesa da existência de elevada frequência de patologia urológica, previsão do aumento da quantidade desta patologia e o reduzido exercício da Urologia num grande número de unidades hospitalares. Assim os futuros médicos de clínica geral terão os conhecimentos suficientes para proporcionarem cuidados urológicos básicos à comunidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Os temas escolhidos correspondem à propedêutica urológica e às patologias urológicas mais comuns, de modo a introduzir os respetivos métodos de diagnóstico e tratamento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Urologia (impacto social e económico da Urologia). Perspectivas para o Futuro; História Clínica e Exame Objectivo. Semiologia. Instrumentação Básica. Endoscopia; 2. Hematúria; 3. Uropatia Obstrutiva; 4. Infecção Génito-Urinária: 4.1. Tracto Urinário Superior; 4.2. Tracto Urinário Inferior; 4.3. ITU no Homem (Próstata, Vesículas Seminais, Testículo e Deferentes); 5. Oncologia Geral; 5.1. Tumores do Rim; 5.2. Tumores do Urotélio Superior e Bexiga; 5.3. Tumores dos Órgãos Genitais; 6. Carcinoma da Próstata; 7. HBP; 8. Litíase; 9. Emergências e Traumatismos: 9.1. Retenção Urinária; 9.2. Escroto agudo; 9.3 Traumatismos (rim, ureter, bexiga e uretra) – Micção e Incontinência Urinária; 10 - Andrologia (disfunção eréctil - infertilidade masculina).

Bibliografia Obrigatória

Smith; General Urology, 16th Edition, 2004
..; Campbell-Walsh Urology, 9th Edition, 2007
..; Textos diversos de revistas que vão surgindo e com evidente interesse pedagógico, bem como sua disponibilização online

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

2 semanas em regime de prática clínica; 18 sessões clínicas sobre doenças urológicas. Introdução do "caderno de avaliação do aluno" que inclui a realização de um número específico de manobras urológicas e participação em procedimentos urológicos básicos. O preenchimento deste caderno será obrigatório para poder validar o exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito com 20 perguntas sobre a matéria dada. As perguntas são de desenvolvimento, com a valorização de um valor cada. Os estudantes têm 120 minutos para sua realização. Os requisitos para aprovação são a frequência nas aulas práticas incluídas nos Blocos, a obtenção de 9,5 no teste escrito de avaliação, e o preenchimento do "caderno de avaliação do aluno". Não há outro tipo de avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 03:18:51
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital