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Psiquiatria e Saúde Mental

Código: MI504     Sigla: PSM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 325 Mestrado Integrado em Medicina 2007 5 - 5 54 135
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 5 54 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem assim como com a patologia emocional/afectiva, aprendendo as competências diagnósticas e o planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e a reacção psicológica à doença grave, numa perspectiva holística da compreensão do sofrimento humano.
O ensino através de aulas teórico-práticas abertas a uma participação plena por parte dos estudantes, onde são abordados os principais quadros psiquiátricos e a aprendizagem supervisada, junto do doente.
Pretende-se, assim, por um lado a aquisição viva e participada de conhecimentos e, por outro, a formação da essencial aptidão de formular diagnósticos. A vivência das aulas práticas com a passagem pelas enfermarias e pela urgência, juntamente com a discussão teórica-práctica, deverá permitir que o estudante adquira uma atitude de encarar o doente como um todo integrado psicossomático preveligiando uma visão global personalizada de cada doente integrando a valorização do psicossocial no sentido de uma verdadeira Medicina Moderna.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados parecem-nos francamente positivos, de acordo com a avaliação colhida junto dos alunos e pelos resultados finais expressos nas classificações obtidas.

O número reduzido de elementos docentes obrigou a uma maior dimensão dos grupos durante as aulas práticas, aspeto este já corrigido no presente ano letivo (2013-2014) pela incorporação de docentes voluntários

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No ensino prático faz-se a apresentação e discussão clínica de doentes internados quer em internamento completo quer em hospital de dia, e doentes da consulta externa e do Serviço de Urgência, em regime de participação activa de tipo “residência”.
Os conteúdos temáticos das sessões teóricas e dos seminários teórico-práticos são: Causalidade em Psiquiatria. Semiologia psiquiátrica. Relação médico-doente em psiquiatria. Exames subsidiários de índole psicológica: testes psicométricos e escalas de avaliação; de índole somática: bioquímica, endocrinologia, neurofisiologia e neuroimagem. Perturbações da ansiedade (fóbica-ansiosa, ansiosa, obsessivo-compulsiva, reacção a stress grave, ajustamento e dissociativas). Perturbações do humor (afectivas). Esquizofrenia; Perturbações esquizotípicas e delirantes. Perturbações da personalidade
A perspectiva psicossomática em Medicina. As perturbações somatoformes e sua importância na Clínica Geral. Perturbações mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoactivas (alcoolismo – substâncias ilícitas). As dependências não químicas: perturbações de hábitos e impulsos. Toxicodependência e reabilitação. Perturbações do comportamento alimentar – anorexia nervosa e bulimia. O comportamento sexual humano. Disfunção sexual, perturbações de identidade sexual, de preferência sexual e de comportamento associados ao desenvolvimento e orientações sexuais. As parafilias. Perturbações mentais orgânicas (delirium, demência, perturbações mentais e outras perturbações cognitivas). As perturbações sintomáticas e tóxicas em geral. Psicofarmacologia clínica; As novas orientações terapêuticas em Psiquiatria; Aspectos psicossociais do envelhecimento humano. A Psicogeriatria; Psiquiatria comunitária. Reabilitação psiquiátrica e hospital de dia. Conceitos básicos de Psiquiatria Forense. Saúde mental e internamento compulsivo (a lei nº 36 de 24.07.98).

Bibliografia Obrigatória

OMS; Classificação dos Transtornos Mentais e De comportamento da CID-10, Artes Médicas, 1993. ISBN: 978-85-7307-724-7
APA; DSM-IV-TR Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, American Psychiatric Association, 1996. ISBN: 972-796-020-0
Gelder M, Harrison P, Cowen P; Manual Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, Oxford University Press, 2006. ISBN: 978-0-19-856667-0
Vallejo J, Masson J; Introducción a la Psicopatologia y la Psiquiatria, Masson, 2006. ISBN: 10:84-458-1659-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Das 8:30 às 12:00 horas o estudante faz o ensino prático – 3,5 horas;
Entre as 12:00 e as 13:00 horas os estudantes assistem a um seminário teórico – 1 hora;
Das 14:00 às 16:00 horas o estudante participa num seminário téorico-prático – 2 horas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Das 8:30 às 12:00 horas o estudante faz o ensino teórico – 3,5 horas;
Das 9:00 e as 13:00 horas os estudantes assistem a um seminário e a ensino teórico-prático – 1 hora;
Das 14:00 às 16:00 horas o estudante faz o ensino prático – 2 horas.

Todos os estudantes serão avaliados pela sua residência no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da FMUP sendo de valorizar a assiduidade e pontualidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação objectiva (teste de escolha múltipla). Nas notas acima de 17,5 valores o aluno poderá requerer exame oral; ou, então, o aluno pode optar por ficar com a nota correspondente a 17,5 valores (isto é, 18 valores). É, ainda, de ter em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno.
Exigência da frequência das aulas, seminários, consultas (nos diferentes settings do Serviço) de acordo com o estipulado pela Faculdade de Medicina da U Porto.

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N.A.

Melhoria de classificação

De acordo com o estipulado pela Faculdade de Medicina da U Porto.

Observações

Bibliografia:
Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID – 10. (1993). Porto Alegre: OMS.
Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. (2012). Cowen, P.; Harrison, P.; Burns, T. Oxford: Oxford University Press.
Synopsis of Psychiatry. (2015). Sadock, B.J.; Sadock, V.A.; Ruiz, P. Williams and Williams, Wolters Kluwer
Introducción a la Psicopatologia y la Psiquiatria. (2011) Vallejo Ruiloba J. Barcelona: Masson, S.A.
DSM-5. “Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais”. (2014). Lisboa: Climepsi Editores.
Psiquiatria Fundamental. (2014) C.B. Saraiva; J. Cerejeira. Lisboa: Lidel.
Manual de Psiquiatria Clínica. (2014) M.L. Figueira; D. Sampaio, Pedro Afonso. Lisboa: Lidel.

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