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Medicina

Código: MI501     Sigla: MED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Doenças Renais, Urológicas e Infecciosas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 318 Mestrado Integrado em Medicina 2007 5 - 13,5 146 364,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 13,5 146 364,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Gastrenterologia: Aprender a obter a informação clínica através da história da doença e exame objectivo do doente; Adquirir conhecimentos nucleares na área da Gastrenterologia Clínica; Estabelecer uma estratégia de diagnóstico; Adquirir capacidade de resolução de problemas clínicos com proposta terapêutica; Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica. Cooperar nalgum dos trabalhos de investigação clínica a decorrer. Doenças Infecciosas: Através de uma integração tão completa quanto possível na actividade do Serviço, pretende-se que os estudante tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosa. A complementar esta vivência de prática clínica, será abordado um conjunto de temas em sessões teóricas e teórico-práticas com apresentação de casos clínicos. Nefrologia: Transmissão dos conhecimentos nefrológicos nucleares que devem ser exigidos na pré-graduação, a todos os estudantes de medicina, com base na identificação das áreas de conhecimento nefrológico que devem ser abarcadas pelos médicos recém-licenciados (Síndromes nefrológicos). Com o objectivo de optimizar o período de duas semanas atribuído ao ensino da área de Nefrologia, foram ainda identificados os temas de importância clínica que os estudantes de medicina e os recém-licenciados têm maior dificuldade em apreender. Reumatologia: Interpretação dos elementos de semiologia reumatológica, nas vertentes clínica, laboratorial e radiológica. Conhecimento das principais síndromes reumatológicas. Estratégia de abordagem da patologia regional.

Resultados de aprendizagem e competências

Habilitar o estudante na colheita, registo e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objectivo e exames complementares). Utilizar a informação recolhida de modo a equacionar uma lista de problemas e propor a investigação e resolução de problemas clínicos seleccionados (estratégia de diagnóstico). Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das principais situações médicas correntes (resolução de problemas clínicos). Propor a terapêutica adequada e estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Gastrenterologia: Avaliação clínica, métodos de diagnóstico e terapêutica em Gastrenterologia/Hepatologia ; Doença péptica ulcerosa/Gastrites; Abordagem diagnostica e terapêutica do doente com hemorragia digestiva alta e com hemorragia digestiva baixa; Diarreia crónica e síndromas de má absorção; Doença Inflamatória do Intestino (Doença de Crohn e colite ulcerosa):diagnóstico e terapêutica ; Doenças da motilidade do aparelho digestivo: Doença de refluxo gastro-esofágico e cólon irritável; Tumores do aparelho digestivo; Doença hepática vírica; Doença hepática alcoólica; Abordagem do doente com ascite; Quadros de insuficiência hepática crónica ; Doenças hepáticas metabólicas e genéticas do adulto ( Esteato –hepatite não alcoólica(NASH), Hemocromatose, D. Wilson, Deficit de A1AT ) ; Doença das vias biliares e pâncreas; Colestase médica e Hepatopatias de índole auto-imune (Cirrose Biliar Primária, Colangite Esclerosante Primária, Doença hepática auto-imune e hepatotóxica); Nutrição em Gastrenterologia; Proctologia clínica. Doenças Infecciosas: Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos): Infecções do sistema nervoso central; Gripe; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas prevalentes na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses: brucelose / riquetsioses / leptospirose; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado. Programa prático e teórico-prático: Frequência diária do Serviço, entre as 8h30 e as 13h, acompanhando as actividades normais do respectivo tutor médico. Apresentação de temas e de casos clínicos, diariamente, entre as 14h30 e as 16h30. Nefrologia: Ensino teórico: I: Semiologia renal; II. Distúrbios do metabolismo da água, do sódio e do potássio; III. Distúrbios do equilibrio ácido-base; IV. Insuficiência renal aguda; V. Insuficiência renal crónica; VI. Doenças glomerulares primárias; VII. Doenças glomerulares secundárias – sistémicas; VIII. Hipertensão arterial; IX. Nefrolitíase. Ensino teórico-prático: I: A abordagem do doente com hematúria; II. A abordagem do doente com proteinúria; III. A abordagem do doente com azotemia; IV. A abordagem do doente com desiquilíbrio ácido-base; V. A abordagem do doente com distúrbio do metabolismo da água, do sódio e do potássio; VI. Ensino prático: Análise e estudo centrado nos seguintes casos tipo de doente: I. O doente com disfunção renal aguda ou crónica internado no serviço de cirurgia ou na unidade de cuidados intensivos; II. O doente com distúrbios hidro-electrolíticos, ou do equilíbrio ácido-base, internado no serviço de cirurgia ou na unidade de cuidados intensivos; III. O doente com disfunção renal aguda internado no serviço de medicina; IV. O doente com disfunção renal crónica internado no serviço de medicina; V. O doente com patologia nefrológica seguido na consulta externa de nefrologia; VI. O doente com insuficiência renal crónica em programa regular de diálise. Reumatologia: Aulas teóricas e/ou práticas: Semiologia Clínica Reumatológica; Semiologia Laboratorial Reumatológica; Semiologia Radiológica em Reumatologia; Grandes Síndromes Reumatológicas: Artrite reumatóide, Síndrome de Sjögren, Espondilartrites, Artrite Idiopática Juvenil, Osteoartrose; Lupus Eritematoso Sistémico, Artropatias por Micro-Cristais; A Síndrome Osteoporótica; Patologia Loco-Regional.

Bibliografia Obrigatória

National Kidney Foundation; Primer on Kidney Diseases (5th Edition) National Kidney Foundation, 2009
..; Harrison’s Principles of Internal Medicine (18th Edition) , MacGraw-Hill, 2011
..; Clinical Physiology of Acid-Base and Electrolyte Disorders Burton David Rose (5th Edition) , MacGraw-Hill, 2001
..; Cecil- Essentials of Medicine – (8th Edition) , Suanders, 2010
Mandell, Douglas, and Bennett’s; Principles and Practice of Infectious Diseases - 7th Edition , Edited by Gerald L. Mandell, John E. Bennett, Raphael Dolin, 2010
..; Maladies Infectieuses et Parasitaires – Encyclopédie Médico-Chirurgicale
..; Principles of Internal Medicine - Harrison´s - 18th Edition , 2011
Mayo Clinic Scientific Press; Mayo Clinic Gastroenterology and Hepatology Board Review, Ed. Stephen C Hauser
Sleisender and Fordtran ; Gastroenterology and Liver Disease, Saunders , 2010
John J Cush; Arthur Kavanaugh; C Michael Stein; Rheumatology: Diagnosis & Therapeutics. (2nd edition)
José António Pereira da Silva; Reumatologia Prática

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Gastrenterologia: A carga horária é de 25h/semana, das 8:30 – 13:00h todos os dias e das 14:00 – 17:15h uma vez por semana. As prelecções e seminários terão lugar às 8.30 e 12.00 horas, de acordo com plano previamente elaborado. Os trabalhos de grupo e sessões práticas são integradas na actividade clínica do Serviço, sendo os estudante distribuídos por grupos docentes, cada um com 3 a 4 estudantes, que rodam pelos diferentes sectores do Serviço: consulta externa, internamento, exames subsidiários e serviço de urgência. Doenças Infecciosas: A carga horária da disciplina é cerca de 60 horas por Bloco, distribuída de segunda-feira a sexta-feira entre as 8:30h – 13:00h e as 14:30h – 16.30h. O ensino inclui a frequência das actividades clínicas nos 3 sectores do Serviço: UCI, Internamento e Hospital de Dia. Haverá ainda uma componente de ensino teórico e teórico-prático. Nefrologia: Formalmente, o ensino teórico da nefrologia consta de dez aulas (ver programa e conteúdos) com duração média de 90 minutos, perfazendo 15 horas assim distribuídas: Semiologia (90 minutos); Distúrbios do metabolismo da água do sódio e do potássio (90 minutos); Distúrbios do metabolismo ácido-base (150 minutos); Insuficiência renal aguda (120 minutos); Insuficiência renal crónica (120 minutos); Hipertensão (60 minutos); Nefrolitíase (60 minutos); Glomerulopatias primárias (90 minutos) e Glomerulopatias secundárias (120 minutos). As sessões teórico-práticas ocupam 6 a 8 horas em cada bloco e destinam-se à análise de seis temas (ver plano curricular). Em dois destes temas (abordagem do doente com hematúria e abordagem do doente com proteinúria), as sessões são organizadas da seguinte forma: numa primeira parte faz-se uma revisão teórica do assunto, durante a qual se delineia o esquema que permite proceder a uma avaliação sistematizada, diagnóstica e terapêutica, de cada um dos achados clínicos. Numa segunda parte procede-se à análise de casos clínicos concisos exemplificativos de situações tipo da prática clínica. Nessa análise, em que se pretende que o debate seja centrado nos estudantes, o docente assume o papel de moderador e orientador do processo de estudo, de acordo com o esquema de avaliação clínica e diagnóstica previamente apresentado. Nos quatro temas restantes (abordagem do doente com azotemia; abordagem do doente com distúrbios do metabolismo do sódio, da água e do potássio; abordagem do doente com distúrbios do equilíbrio ácido-base e abordagem do doente com infecção urinária), já tratados nas aulas teóricas, as sessões teórico-práticas destinam-se, exclusivamente, à análise de casos clínicos concisos, numa tentativa de aproximação ao modelo assente na análise de problemas. As aulas práticas encontram justificação na necessidade de garantir o contacto dos estudantes com as situações clínicas que constituem modelos de apresentação dos síndromes nefrológicos. O ensino prático está organizado em cada bloco, através da distribuição de cada turma por 6 grupos, cada um com 5 a 6 estudantes, que elaboram relatórios de doentes e os discutem individualmente com o docente durante o período de duas semanas de duração do bloco e que resolvem casos clínicos tipo (6). O acompanhamento dos estudantes está a cargo dos médicos responsáveis por cada um dos sectores de serviço. Reumatologia: Durante os blocos, o ensino processa-se diariamente entre 8h00 e as 13h00. As aulas teóricas, perfazendo 4 horas por semana, são ministradas diariamente, às 11h00, exceptuando as terça-feiras, de acordo com plano previamente elaborado. O ensino nas enfermarias perfaz 60 horas por semana, com distribuição dos estudantes pelos docentes, sendo aqueles integrados no trabalho clínico regular dos últimos. O ensino na consulta externa totaliza 15 horas por semana, com uma distribuição análoga à referida anteriormente.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação teórioca das quatro áreas de conhecimento que compõem a unidade curricular é realizada no final da frequência do último bloco (no final da 9ª semana), através de um teste, com 64 perguntas (60 de escolha múltipla e 4 de desenvolvimento). A avaliação teórica totaliza 15 valores em cada área de conhecimento. Para obter a aprovação nesta prova, o estudante necessita de obter um minimo de 7,5 valores em cada uma das quatro áreas de conhecimento. A avaliação prática de cada uma das quatro áreas de conhecimento totaliza 5 valores, divididos por 1,5 valores correspondentes à assiduidade e participação nas aulas práticas e 3,5 valores correspondentes ao exame prático/oral (a realizar no final da frequência de cada área de conhecimento). Para obter aprovação, o estudante necessita de obter um mínimo de 2 valores na avaliação prática de cada uma das quatro áreas de conhecimento. A classificação final de cada uma das quatro áreas de conhecimento (arredondada às centésimas) corresponde a 25% da classificação final da UC (arredondada às unidades). A repetição de exame para melhoria da classificação implica a realização de exame às quatro áreas de conhecimento, sendo válida a classificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso). Obterão frequência à UC os estudantes cujo número total de faltas a actividades lectivas obrigatórias práticas não exceda 25% das actividades lectivas previstas, em cada área de conhecimento. A frequência e a classificação atribuída à componente de assiduidade e participação nas aulas práticas da UC tem validade até 2 anos lectivos imediatamente subsequentes àquele em que o estudante obteve a frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada de acordo com a formúla 3T+P/4.

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