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Bioética e Deontologia Médica

Código: MI409     Sigla: BDM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências Sociais e Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 286 Mestrado Integrado em Medicina 2007 4 - 3 32 81
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No curso de Medicina a disciplina de Bioética e Deontologia Profissional tem como objectivo essencial o ensino, e consequente aprendizagem, da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a transmissão tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista característica das sociedades modernas ocidentais. Pressupõe-se que estes conceitos, apresentados sumariamente no módulo de Bioética da Disciplina de Introdução à Medicina (1º ano), são analisados com algum detalhe nas diversas disciplinas clínicas ao longo do curso.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área da bioética e ética médica. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ética básica: conceitos e definições; Ética, bioética e princípios de ética biomédica; Epistemologia e bioética; A relação clínica; Privacidade e confidencialidade na prática clínica; Ética e saúde mental; Ética e saúde ocupacional; A infecção pelo VIH; Responsabilidade médica; Questões éticas no fim da vida; Transplantação de células, tecidos e órgãos; O início da vida humana; A procriação medicamente assistida; Diagnóstico genético; Intervenção genética no Homem; Investigação em Ciências Médicas; Experimentação em seres humanos; Comissões de Ética para a Saúde; Ética e investigação epidemiológica; Questões éticas na Medicina Baseada na Evidência; Utilização do cadáver humano em Medicina; Afectação de recursos para a saúde; Justiça distributiva e política do medicamento; Biodireito.

Bibliografia Obrigatória

Tom Beauchamp, James Childress; Principles of Biomedical Ethics , Oxford University Press, 2008
Rui Nunes; Bioética, Gráfica de Coimbra, 2009
Rui Nunes; Regulação da Saúde , Vida Económica, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Regime de Bloco, com a duração de duas semanas por ano lectivo (80 horas). Para além da experiência vivencial no Serviço de Bioética e Ética Médica, são ministrados: a) Seminários: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; b) Trabalhos de Grupo: actividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação activa dos discentes. e c) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efectuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente o Bloco de Ensino. Trata-se de avaliar, ao longo de todo o processo pedagógico, a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade no bloco, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos. Em pequenos grupos, de natureza interactiva, o estudante vai elaborar um relatório final, uma monografia, sobre um caso seleccionado. Para tal pode recorrer a técnicas que utilizam gravações audiovisuais. Trata-se do “seu caso problema” que é apresentado a todos os estudantes presentes no bloco, bem como à equipa docente da disciplina. A elaboração deste caso-problema, bem como a sua apresentação ao grupo, considera-se uma componente essencial da avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

A NOTA FINAL da disciplina reflete apenas a avaliação contínua da disciplina.

Observações

Bibliografia:
Principles of Biomedical Ethics - Tom Beauchamp, James Childress. Oxford University Press, New York, 2001, Fifth Edition; Ética em Cuidados de Saúde - Daniel Serrão, Rui Nunes. Porto Editora, Porto, 1999; Prioridades na Saúde - Rui Nunes, Guilhermina Rego. McGraw-Hill, Lisboa, 2002.

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