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Otorrinolaringologia

Código: MI408     Sigla: OTOR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Órgãos dos Sentidos
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 302 Mestrado Integrado em Medicina 2007 4 - 3,5 38 94,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3,5 38 94,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.

2. Ganhar competências na aquisição da história clínica e exame físico do doente.

3. Desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico.

4. Aprofundar o espírito crítico com vista à resolução de problemas clínicos e elaboração de orientações terapêuticas.

5. Estimular o espírito de excelência e humanidade na abordagem do doente.

Resultados de aprendizagem e competências

A demonstração da coerência dos conteúdos do programa da unidade curricular afere-se pela obtenção de várias competências, que serão objeto de avaliação:

1. Compreender o âmbito da Otorrinolaringologia e das suas várias áreas de intervenção.

2. Recolher a história clínica e efetuar o exame objetivo do doente.

3. Elaborar uma estratégia diagnóstica e selecionar técnicas/exames subsidiários adequados.

4. Propor uma orientação terapêutica.

5. Colaborar em projetos académicos / investigação clínica em curso.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1. Introdução: Subespecialização – Otologia (Otoneurologia e Otoneurocirurgia), Rinologia, Laringologia (Foniatria), Cirurgia da Cabeça e do Pescoço e Otorrinolaringologia Pediátrica; Exame Físico em ORL; Fundamentos da Anatomia Patológica, Radiologia e Imagem Médica e Terapêutica Geral e Farmacologia Clinica no âmbito da Otorrinolaringologia; Urgências em ORL.

2. Ouvido: Resumo anatómico do ouvido externo, médio e interno; Embriologia do ouvido e fisiologia da audição; exames complementares em audiologia; Hipoacusias: classificação, sintomatologia, diagnóstico e tratamento; Rastreio auditivo neonatal. Trauma acústico e sua prevenção; Otites: classificação, incidência, etiologia, sintomatologia, diagnóstico, complicações e tratamento; Perturbações do equilíbrio: classificação, etiologia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento; Nervo facial: anatomia, patologia, diagnóstico topográfico da lesão e tratamento.

3. Nariz e Seios Perinasais: Breves considerações sobre a anatomia, embriologia e fisiologia; Patologias frequentes: diagnóstico e tratamento; Poluição ambiental: efeitos sobre as vias respiratórias superiores.

4. Boca e Faringe: Revisão sumária da anatomia, embriologia e fisiologia; Patologias comuns: diagnóstico e tratamento; Roncopatia e Síndrome da Apneia do Sono: diagnóstico e tratamento.

5. Glândulas Salivares: Breves referências sobre a anatomia, embriologia e fisiologia; Diagnóstico das lesões mais frequentes e tratamento.

6. Pescoço: Descrição sumária da anatomia, embriologia e fisiologia; Diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes; Foniatria: Importância da voz no contexto social e da saúde pública; Diagnóstico e tratamento das perturbações da voz; Noções fundamentais sobre a cirurgia reconstrutiva do pescoço; Corpos estranhos das vias respiratórias superiores e inferiores (diagnóstico e tratamento); Queimaduras do esófago (etiologia, diagnóstico e tratamento);

7. Medicina Preventiva e Preditiva em ORL: Conceitos Actuais; Tabagismo; Oncologia da Cabeça e do Pescoço.

Bibliografia Obrigatória

Ludman H, Bradley P (Eds). VIth Ed.,Wiley-Blackwell,Oxford; ABC of Otolaryngology, 2012
Schuller D, Schleuning A, DeWeese D (Eds), 8th Edition, Mosby; DeWeese and Saunder’s Otolaryngology-Head and Neck Surgery , 1994
Gulya J & Wilson W (Eds). Parthenon Publ. Group, New York; A Slide Atlas of Ear, Nose and Throat Disorders, 2001
Levine H, Pais-Clemente M (Eds), Thieme; Endoscopic and Microscopic Approaches to Paranasal Sinus Diseases, 2005
daCosta S, Cruz O, Oliveira J (Eds), Artmed ; Otorrinolaringologia , 2006
Flint P, Haughey B, Lund V et al (Eds). 5th Edition, Mosby_Elsevier; Cummings Otolaryngology-Head and Neck Surgery , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A carga horária é de 30 horas/semana, num Bloco de duas semanas. As aulas teóricas e seminários terão lugar às 8:30h e 12:30horas. De acordo com o plano, haverá atividades da parte de tarde uma a duas vezes por semana. A componente teórica será complementada por um ensino intensivo prático e teórico-prático orientado no doente e em casos clínicos concretos. As sessões práticas e respetivos grupos de trabalho, com um ratio máximo de quatro estudantes por docente, estarão incluídos nas diversas áreas clínicas do Serviço: consulta externa, urgência, internamento, bloco operatório e exames complementares de diagnóstico em ORL.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 6,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 2,00
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Os métodos de avaliação consistem na Tabela de Competências Técnicas Práticas, na apresentação do Relatório de Atividades e na realização do Teste Escrito.. A Tabela de Competências Técnicas Práticas consiste numa listagem de doze gestos clínicos práticos obrigatórios que o estudante deve executar na presença de um docente e cujo correcto preenchimento constituiu um pré-requisito para acesso ao exame final. No Relatório de Atividades o estudante descreve toda a sua atividade no Serviço, reportando os doentes e técnicas com que contactou. A elaboração de um caso clínico por extenso e revisão sumária da literatura é também recomendado. O Teste Escrito é constituído por vinte e oito perguntas de escolha múltipla, e uma pergunta de desenvolvimento. Ao Relatório de Atividades é atribuída uma classificação de quatro valores e o Teste Escrito corresponde a dezasseis valores, pelo que a classificação final representa o somatório destes dois métodos de avaliação. Em situações excepcionais de recurso, devidamente justificadas, o Teste Escrito poderá ser substituído, com a mesma cotação, por um Exame Oral com um júri composto por dois docentes da Unidade Curricular.

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

    • Teste Escrito: 16 Valores (14 valores perguntas de resposta múltipla + 2 valores pergunta de desenvolvimento)

 

    • Relatório: 4 valores (2 valores relatório de actividades + 2 valores discussão de caso clínico)

 

Observações

 

 

 

 

 

 

 

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