Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI406

Dermatologia e Venerologia

Código: MI406     Sigla: MI406

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 343 Mestrado Integrado em Medicina 2007 4 - 3,5 38 94,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3,5 38 94,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensinar os fundamentos científicos da semiologia clínica das lesões cutâneas e das principais doenças que atingem o tegumento cutâneo, com um enfoque particular na patologia infecciosa, neoplásica, nos sinais cutâneos que constituem pistas para o diagnóstico de síndromes ou de doenças sistémicas e nas alterações precursoras de neoplasias malignas. Contacto e treino nos métodos de observação, estudo e abordagem terapêutica, médica e cirúrgica, das afecções dermatológicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Apreensão dos quadros clínicos, mecanism os fisiopatológicos e princípios terapêuticos em doenças do âmbito da Dermatologia e Venereologia mais frequentes e/ou graves.

Noções de terapêutica dermatológica tópica, nomeadamente formulações magistrais, tipos de preparados e de veículos (creme, pomada, pasta, cola, pó, loção, solução, suspensão, gel, tintura, colódio e aerossol), os seus efeitos e indicações de acordo com o tipo, a localização, a fase evolutiva da dermatose e a idade do paciente. Contacto com as indicações e as precauções no uso dos fármacos de administração sistémica e tópica, com particular relevância na Dermatologia, nomeadamente os corticosteróides, os retinóides, os derivados da vitamina D3, os inibidores da calcineurina tópicos, a ciclosporina A, o metrotrexato e a imunoterapia de origem biológica (proteínas de fusão e anticorpos monoclonais).

Contacto e treino clínico nos métodos de observação e exame físico em Dermatologia, nomeadamente no reconhecimento de lesões elementares e sua classificação, bem como na pesquisa de sinais semiológicos. Normas gerais de observação do doente em Dermatologia, relevando o fotótipo, os fâneros (cabelo, distribuição pilosa e unhas), as mucosas e as cadeias ganglionares. Destrinça entre variantes fenotípicas normais e patológicas. Focalização nas alterações cutâneo-mucosas que podem ser precursoras de neoplasias malignas ou que constituam pistas para o diagnóstico de síndromes ou de doenças sistémicas. Exemplificação das lesões cutâneas primárias, secundárias e da sua configuração e distribuição.

Princípios teóricos, indicações clínicas e técnicas de cirurgia dermatológica, nomeadamente cirurgia clássica, biopsia incisional e excisional, electrocirurgia, criocirurgia, laser e IPL (Luz Pulsada Intensa). Exames complementares de diagnóstico: alergologia cutânea (testes epicutâneos, foto-epicutâneos e prick), dermatoscopia digital, micologia, histopatologia cutânea, citodiagnóstico de Tzanck, lâmpada de Wood e diascopia. Fototerapia: PUVA e UVB banda estreita

Hierarquizar os princípios da decisão médica e cirúrgica, para uma atuação e referenciação atempadas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas: Semiologia clínica dermatológica; Infecções bacterianas da pele e dos tecidos moles; Infecções fúngicas superficiais da pele; Viroses cutâneas; Infecções sexualmente transmissíveis; Manifestações cutâneas da infecção HIV; Neoplasias e tumores cutâneos (benignos, pré-malignos e malignos); Manifestações cutâneas de doenças sistémicas (auto-imunes, síndromes paraneoplásicos, doença metastática cutânea); Eczemas, urticária e psoríase; Dermatite atópica e dermatite seborreica.

Sessões teórico-práticas: Tipos de acne e erupção acneiforme; Classificação, etiopatogenia, quadros clínicos e tratamento. Casos clínicos interactivos. Parasitoses cutâneas; Clínica e tratamento da escabiose e pediculoses.

Aulas práticas: Observação, métodos de estudo e abordagem terapêutica das afecções dermatológicas do ambulatório, desde as mais comuns às mais raras, como as genodermatoses; Normas gerais de observação do doente em Dermatologia, relevando o fotótipo, as fâneras (cabelo, distribuição pilosa e unhas), as mucosas e as cadeias ganglionares. Destrinça entre variantes fenotípicas normais e patológicas. Focalização nas alterações cutâneo-mucosas que podem ser precursoras de neoplasias malignas ou que constituam pistas para o diagnóstico de síndromes ou de doenças sistémicas; Exemplificação das lesões cutâneas primárias, secundárias e da sua configuração e distribuição; Subespecialização médica em Dermatologia e a sua importância na melhoria dos cuidados prestados aos doentes; Noções de terapêutica dermatológica tópica, nomeadamente formulações magistrais, tipos de preparados e de veículos (creme, pomada, pasta, cola, pó, loção, solução, suspensão, gel, tintura, colódio e aerossol), os seus efeitos e indicações de acordo com o tipo, a localização, a fase evolutiva da dermatose e a idade do paciente. Tipos de pensos (hidrocelulares, hidrogeis, hidrocolóides, hidrofibras, carvão activado, alginatos, silicone, ligadura de cola de zinco, inibidores das proteinases, poliacrilato com lactato de Ringer) e suas indicações, em particular no tratamento de úlceras de perna (venosas, arteriais, mistas). Contacto com as indicações e as precauções no uso dos fármacos de administração sistémica e tópica, com particular relevância na Dermatologia, nomeadamente os corticosteróides, os retinóides, os derivados da vitamina D3, os inibidores da calcineurina tópicos, a ciclosporina, o metrotrexato e a imunoterapia de origem biológica (proteínas de fusão e anticorpos monoclonais). Princípios teóricos, indicações clínicas e técnicas de Cirurgia dermatológica, nomeadamente cirurgia clássica, biopsia incisional e excisional, electrocirurgia, criocirurgia, laser e IPL (Luz Pulsada Intensa); Exames complementares de diagnóstico: alergologia cutânea (testes epicutâneos, foto-epicutâneos e prick), dermatoscopia digital, micologia, histopatologia cutânea, citodiagnóstico de Tzanck, lâmpada de Wood e diascopia; Fototerapia: PUVA e UVB banda estreita; Contacto com o internamento hospitalar em Dermatologia; Observação, métodos de estudo e abordagem terapêutica de dermatoses extensas, infecciosas, auto-imunes e como ponto de partida para o diagnóstico de doenças sistémicas; Exame físico dermatológico e colheita da história clínica.

Bibliografia Obrigatória

Goldsmith LA, Katz SI, Gillerest BA, Paller A, Leffell D, Wolff K; Fitzpatrick´s Dermatology in General Medicine , McGraw Hill Professional, 2012
Wolff K, Johnson RA; Fitzpatrick´s Color Atlas and Synopsis of Clinical Dermatology, 6ª ed, McGraw Hill Professional, 2009
Bolognia JL, Jorizzo JL, Schaffer JV; Dermatology- 3rd Edition, Saunders, 2012

Bibliografia Complementar

duVivier A; Atlas of Clinical Dermatology – 4th Edition, Saunders, 2012
Centers for Disease Control and Prevention; Sexually Transmitted Diseases Treatment Guidelines, 2012

Observações Bibliográficas

São fornecidos aos estudantes o conteúdo das aulas e textos de apoio

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Preleções teóricas, aulas teórico-práticas e aulas práticas na consulta externa de Dermatologia
Observação e discussão de imagens de arquivo de casos clínicos dermatológicos

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Dermatologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência depende de um mínimo de 75% de presenças no conjunto das aulas práticas e teórico-práticas, de acordo com o novo “Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U. Porto”, de 19 de Maio de 2010.
Aos trabalhadores-estudantes poderá ser concedida a facilidade de repartirem a frequência das aulas práticas e teórico-práticas por mais do que um bloco, desde que o estudante dê conhecimento prévio dessa necessidade e dos períodos em que o deseja fazer. Os estudantes que não obtenham a frequência mínima de presenças por faltas devidamente justificadas, deverão compensar as aulas em falta num período a determinar de acordo com a conveniência do estudante e do funcionamento da disciplina.
A avaliação principal consiste na realização de um exame teórico, o qual compreende 20 perguntas de escolha múltipla (17 valores no conjunto, 0,85 valores cada), com uma só alínea correcta, e uma pergunta de desenvolvimento (3 valores). Todos os estudantes com a frequência mínima, estabelecida no novo Regulamento, terão acesso ao exame teórico. Salvo impedimento justificado, é previsível que os períodos de divulgação das classificações do exame teórico e do lançamento das notas definitivas se situem, respectivamente nas 72 horas e 4 dias após a realização da prova. A data e hora da consulta da prova e dos exames orais serão afixadas em simultâneo com a divulgação das classificações do exame teórico.
No sentido de valorizar a assiduidade e a participação contínua e activa nas aulas, atribuir-se-á uma bonificação de 0,85 valores à nota final do exame teórico, se os alunos inscritos no bloco cumprirem os seguintes critérios em simultâneo: a) obtenção de um mínimo de 80% de presenças nas aulas teóricas e no conjunto das aulas práticas e teórico-práticas, b) Frequência de todas as aulas teórico-práticas, c) obtenção de um mínimo de 70% de respostas correctas na prova de identificação de imagens de temas dermatológicos (5 respostas correctas em 6 questões formuladas), d) a classificação no exame teórico se situar entre os 8,5 e 18,5 valores, inclusive, e) a apresentação ao exame teórico ocorrer no bloco em que o estudante obteve ou repetiu, integralmente, a frequência das aulas práticas e teórico-práticas. A prova aludida na alínea c) terá lugar no final da segunda semana do bloco, antecedendo o exame teórico. A bonificação não é aplicável nas épocas especiais ou de recurso. A divulgação do cumprimento ou não destes critérios será simultânea com a divulgação das classificações do exame teórico, na respectiva pauta.
Os estudantes com classificações entre 8,5 e 9,4 valores poderão apresentar-se a exame oral. Para a confirmação da nota, o exame oral é obrigatório para classificações iguais ou superiores a 19,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota exame teórico (após eventual exame oral, nas condições acima referidas) + bonificação, exepto nos casos acima referidos

Provas e trabalhos especiais

Teste prático de identificação de imagens para a obtenção da bonificação

Observações


Bibliografia Complementar
Textos de apoio, nomeadamente sumários, conteúdo das aulas teóricas e teórico-práticas, a facultar pelo serviço.
Conteúdos, na forma de conceitos, do AlertStudent (www.alert-student.com).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-02 às 03:22:12
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital