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Biopatologia/Anatomia Patológica Geral II

Código: MI308     Sigla: BAPAG2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=366
Unidade Responsável: Departamento de Patologia e Oncologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 282 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 8 75 216
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 8 75 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II - Anatomia Patológica Geral II é o de conseguir que os estudantes fiquem capazes de utilizar o estudo das lesões (morfológicas, imunológicas, bioquímicas, etc.) como instrumento para a compreensão da etiopatogenia, diagnóstico, selecção terapêutica e prognóstico das doenças centradas em órgãos e sistemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem, discutam, expliquem, relacionem e questionem a etiopatogenia das lesões e das doenças, os fundamentos morfológicos para o diagnóstico, selecção terapêutica e avaliação do prognóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à patologia hemolinfopoiética; Neoplasias hematológicas: leucemias e linfomas; Patologia das vias aéreas superiores; Doenças pulmonares obstrutivas e restritivas; Neoplasias do pulmão e pleura; Patologia Inflamatória Renal; Hiperplasia e neoplasia da próstata; Patologia da cavidade oral; Úlcera péptica e H. pylori; Doença inflamatória idiopática do intestino e patologia das vias biliares; Carcinoma do estômago; Cancerização do tubo digestivo; FAP e sequência adenoma-carcinoma; Carcinomas hereditários; Síndroma de Lynch; Hepatites víricas; Álcool e cirrose hepática; Neoplasias primitivas e secundárias do fígado; Pancreatites e carcinoma do pâncreas; Patologia da tireóide; Biopsia aspirativa e “core biopsy”; Carcinoma do colo do útero e cancerização vírica; Hiperplasia e neoplasia do endométrio; Patologia neoplásica do testículo, ovário e placenta; Patologia da mama; Lesões premalignas e malignas da pele; Patologia vascular e infecciosa do SNC; Doenças desmielinizantes e degenerativas do SNC; Patologia geriátrica. Medicina molecular e prevenção.

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar,Abul K. Abbas,Nelson Fausto,Jon Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

162 horas/aluno, correspondente a 74,5h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2,5horas/sem – seminários; 2 hora/sem de aulas prática e 4h de autópsia ou reunião anatomo-clínica. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural. O seminário é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da Unidade Curricular, com material de apoio. O curso de e-learning: informação básica sobre a Unidade Curricular, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes” para auto-avaliação, material para preparação dos seminários.

Avaliação: Exame Prático (4valores), Exame Teórico (13valores), Avaliação nos Seminários e Aulas Práticas (2 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor).

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 85,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Exame Prático (4valores), Exame Teórico (13valores), Avaliação nos Seminários e Aulas Práticas (2 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor). A classificação atribuída à preparação dos Seminários e das Aulas Práticas será igual para todos os estudantes de cada turma de acordo com a “performance” revelada nos Seminários e nas aulas práticas.

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP. Preparação dos seminários semanais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 16 valores de nota final terão que fazer exame oral para eventual manutenção (ou subida) da nota. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação.

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