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Microbiologia Médica I

Código: MI303     Sigla: MICRM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 271 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 5 46 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos alunos, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais os alunos possam analisar, pesquisar e solucionar problemas. Vários tipos de competência devem assim ser adquiridas pelos discentes: Competências básicas: aprender a aprender, a conhecer; Competências transversais: aprender a conviver, a ser; Competências específicas: aprender a fazer (objectivos práticos).

 

Competências: compreender os fundamentos da estratégia diagnóstica em Microbiologia Médica. Integrar os atributos de virulência e os mecanismos de patogenicidade microbiana. Saber seleccionar e/ou aplicar correctamente os distintos métodos de antisépsia, de desinfecção e de esterilização.

Resultados de aprendizagem e competências

O conteúdo programático abarca em extensão e profundidade suficientes as temáticas de maior relevância atual na Microbiologia Médica.Em conjugação com as diferentes modalidades pedagógicas previstas, em particular a discussão de casos problema, será possível no fim do semestre ter apresentado de forma integrada as temáticas propostas e delineada uma solução integral para os problemas caso levantados nos seminários e aulas práticas. Com o cumprimento das atividades previstas e o treino laboratorial disponibilizado será expectável a aquisição das competências pretendidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Bacteriologia - Morfologia e ultrastrutura bacterianas. Crescimento e morte bacterianas. Metabolismo e genética bacterianas. Mecanismos de patogenicidade bacteriana e defesas do hospedeiro.

 

Micologia - Morfologia, reprodução e cultura e taxinomia dos fungos.

 

Parasitologia – Morfologia e ciclo de vida dos principais protozoários e metazoários parasitas do Homem.

 

Virologia - Características fisico-químicas e estudo biológico dos vírus.

 

Mecanismos de virulência e patogenese microbiana versus defesas do hospedeiro

 

Métodos de esterilização e desinfecção; aplicações em diferentes contextos

Bibliografia Obrigatória

Murray, Rosenthal, Kobayashi & Pfaller; Medical Microbiology , Mosby, 7th Edition, 2012
Jawetz, Melnick & Adelberg’s, Brooks, Butel, Morse; Medical Microbiology, Appleton, Lange, 23rd Edition, 2004
Kayser, Bienz, Eckert & Zinkernagel; Medical Microbiology, Thieme, 10th Edition, 2005
Helena Barroso, António Meliço-Silvestre, Nuno Taveira; Microbiologia Médica. ISBN: 978-989-752-057-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As atividades formativas previstas de índole teórico prática e prática, o envolvimento ativo na resolução de problemas-caso num regime de discussão tutorial de estratégias e resultados, complementadas pelo trabalho individual do aluno permitirá uma compreensão integrada do envolvimento transversal da Microbiologia Médica em todas as valências da Clínica Médica.

Carga horária semanal: Uma aula teórica de 1 hora; Uma aula teórica/seminário de 1 hora; Uma aula prática de 2 horas.

Carga horária total: 46 horas de contacto.

Avaliação distribuída com exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Teste 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 46,00
Total: 46,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída com exame final.

 

Avaliações intercalares - 2 provas escritas, constituídas por questões de resposta múltipla; cotadas com 1,0 valor cada.

Exame final - prova escrita, constituída por questões de resposta múltipla e/ou frases para assinalar como V (verdadeira) ou F (falsa) bem como problemas que envolvem interpretação e aplicação de conhecimentos; cotada para 18,0 valores; classificação mínima de 8,00 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final.

 

Avaliações intercalares - 2 provas escritas, constituídas por questões de resposta múltipla; cotadas com 1,0 valor cada.

Exame final - prova escrita, constituída por questões de resposta múltipla e/ou frases para assinalar como V (verdadeira) ou F (falsa) bem como problemas que envolvem interpretação e aplicação de conhecimentos; cotada para 18,0 valores; classificação mínima de 8,00 valores.

 

Classificação final: somatório da classificação obtida nas avaliações intercalares + classificação obtida no exame final (nota minima 9,5).

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