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Biopatologia/Anatomia Patológica Geral I

Código: MI302     Sigla: BAPG1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=365
Unidade Responsável: Departamento de Patologia e Oncologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 282 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 9,5 79 256,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 9,5 79 256,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I - Anatomia Patológica Geral I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, molecular, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os conteúdos programáticos compreendem tópicos que permitem que os alunos identifiquem e interpretem lesões e apliquem uma linguagem,aperfeiçoando as suas capacidades de analise e integração de dados e de tomada de decisão sobre problemas de etiopatogénese, diagnóstico e prognóstico.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Grandes tipos lesionais: da necrose mutilante à neoestrutura cancerosa; Introdução à patologia molecular; Interacção genético-ambiental na génese das doenças; inflamação, necrose e neoplasias; Proliferação, diferenciação e morte celular; Adaptação e lesão; Morte celular: necrose e apoptose; Regulação da proliferação; Regulação da apoptose; Inflamação aguda; Inflamação crónica e inflamação granulomatosa; Regeneração; Angiogénese; Da hiperplasia à neoplasia; Taxonomia oncológica; Progressão neoplásica: Invasão e metastização; Epidemiologia oncológica; Oncogenes, genes oncossupressores e genes de susceptibilidade ao cancro; Patologia imune e patologia associada à SIDA.

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar,Abul K. Abbas,Nelson Fausto,Jon Aster; Pathologic Basis of Disease, Elsevier, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

243 horas/aluno, correspondente a 76h de ensino presencial: 1 hora/sem aulas teóricas; 2,5horas/sem – seminário; 2 horas/sem de aulas práticas e 4horas de autópsia ou reunião anátomo-clínica. A aula prática destina-se à observação de material macroscópico, histológico ou ultrastrutural. O seminário semanal é disponibilizado antecipadamente na página de e-learning da Unidade Curricular, com material de apoio. Curso de e-learning: informação básica sobre a Unidade Curricular, programa, calendário, métodos de avaliação, teste modelo, material de suporte a conteúdos insuficientemente discutidos nos livros de texto, glossário, textos introdutórios às aulas práticas, “quizzes” para auto-avaliação, material para preparação dos seminários.

Avaliação: Exame Prático (4valores), Exame Teórico (13valores), Avaliação nos Seminários e Aulas Práticas (2 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor).

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 85,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado pelo Conselho Pedagógico. Aos alunos em regimes especiais (por exemplo estudantes trabalhadores) aplicam-se também as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Exame Prático (4valores), Exame Teórico (13valores), Avaliação nos Seminários e Aulas Práticas (2 valores) e Resposta aos “quizzes” quinzenais (1 valor). A classificação atribuída à preparação dos Seminários e das Aulas Práticas será igual para todos os estudantes de cada turma de acordo com a “performance” revelada nos Seminários e nas aulas práticas.

Provas e trabalhos especiais

Quizzes quinzenais na plataforma de e-learning da UP.
Preparação dos seminários semanais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicam-se as normas determinadas pelo Conselho Pedagógico.

 

Melhoria de classificação

Os alunos com mais de 16 valores de nota final terão que fazer exame oral para manutenção, subida ou descida da nota. Não haverá outras circunstâncias para melhoria de classificação.

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