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Psicologia Médica II

Código: MI211     Sigla: PSICM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 7 Mestrado Integrado em Medicina 2007 2 - 3 32 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se contribuir a maturidade emocional do instruendo, passível de se traduzir em atitude terapêutica.

O que passa por aquisição de conhecimentos no âmbito da propedêutica — perícias da entrevista clínica onde se contempla, por um lado, a vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.

Conhecimentos a serem complementados pelo treino de competências a adquirir, no sentido de reconhecer o que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como para identificar estilos de vida tóxicos. E por outro lado, incidindo sobre a relação médico-doente, pelo desenvolvimento da capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância.

Resultados de aprendizagem e competências

 

 A importância dada à Relação Médico-doente e à entrevista focada no paciente traduz-se no peso de 30% que esta matéria tem na avaliação final do estudante.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Aulas Teóricas  

Aspetos psicológicos da prática médica.

Relação médico-doente; da relação contratual à relação terapêutica: estruturação de uma atmosfera terapêutica.

Adesão à terapêutica. Efeito placebo.

Idade avançada.

Doente terminal. Cuidados paliativos. Luto.

Ambiente, comportamento e saúde. Estilos de vida patogénicos. Tabagismo.

Nutrição e alterações do comportamento alimentar.

Alcoolismo e toxicofilias.

Psicossomática. Comportamento na doença; somatização. Perturbações somatoformes e doenças factícias.

Aspetos psicológicos da dor; dor crónica benigna.

Regulação emocional: adaptação, controlo, inibição/repressão e défice.

Stress e coping.

Normalidade, alienação e saúde mental. Causalidade e fundamentos da classificação. Grandes categorias psicopatológicas.

Alterações da personalidade; estruturação superego: sociopatia, pessoas difíceis.

Ansiedade: difusa; fobias; rituais compulsivos. Neuroticismo.

Alterações do humor. Suicídio e para-suicídio.

Sessões Práticas                            

Comunicação médico-doente: recolha e informação e decisão clínica.

Perícias. Emoções fortes; comunicar com a família; dar más notícias

Bibliografia Obrigatória

Ayers S, deVisser R. ; Psychology for Medicine (1st Ed)
Alder B, Abraham CS, vanTeijlinge W, Porter M; Psychology and Sociology Applied to Medicine. An Illustrated Colour Text (3rd Edition). Churchill Livingstone, 2009
Froelich RE and Bishop FM; Clinical Interviewing Skills: Programmed Manual for Data Gathering Evaluation and Patient Management. , 1977
Ivey AE, Ivey MB, Zalaquett CP; Intentional Interviewing & Counselling. Facilitating Client Development in a Multicultural Society
Mota Cardoso R ; Competências de Comunicação Clínica

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

 

Sessões teóricas: duas sessões teóricas por semana de uma hora.

Trabalho de prática clínica: uma sessão por semana de uma hora e meia: treino individual na Relação Médico-Doente,

passando por um entrevista clínica tutorada de um doente ambulatório,

seguida de discussão metaclínica dos aspetos inerentes à relação estabelecida, à compreensibilidade do doente, da doença e do médico, e á intervenção/atitude/resposta deste.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (6/20 valores)

Prova Teórica (14/20 valores)

Provas e trabalhos especiais

 

 

Trabalho de estágio/projeto

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

 

Melhoria de classificação

 

 

Observações

 

 

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