Código: | MI409 | Sigla: | BDM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências Sociais e Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 298 | Mestrado Integrado em Medicina 2007 | 4 | - | 3 | 32 | 81 |
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 4 | - | 3 | 32 | 81 |
No curso de Medicina a disciplina de Bioética e Deontologia Profissional tem como objectivo essencial o ensino, e consequente aprendizagem, da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a transmissão tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista característica das sociedades modernas ocidentais. Pressupõe-se que estes conceitos, apresentados sumariamente no módulo de Bioética da Disciplina de Introdução à Medicina (1º ano), são analisados com algum detalhe nas diversas disciplinas clínicas ao longo do curso.
Os conteúdos programáticos estão de acordo com as correntes de pensamento mais evoluídas na área da bioética e ética médica. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.
Ética básica: conceitos e definições; Ética, bioética e princípios de ética biomédica; Epistemologia e bioética; A relação clínica; Privacidade e confidencialidade na prática clínica; Ética e saúde mental; Ética e saúde ocupacional; A infecção pelo VIH; Responsabilidade médica; Questões éticas no fim da vida; Transplantação de células, tecidos e órgãos; O início da vida humana; A procriação medicamente assistida; Diagnóstico genético; Intervenção genética no Homem; Investigação em Ciências Médicas; Experimentação em seres humanos; Comissões de Ética para a Saúde; Ética e investigação epidemiológica; Questões éticas na Medicina Baseada na Evidência; Utilização do cadáver humano em Medicina; Afectação de recursos para a saúde; Justiça distributiva e política do medicamento; Biodireito.
Regime de Bloco, com a duração de duas semanas por ano lectivo (80 horas). Para além da experiência vivencial no Serviço de Bioética e Ética Médica, são ministrados: a) Seminários: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; b) Trabalhos de Grupo: actividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação activa dos discentes. e c) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A Avaliação Contínua é efectuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente o Bloco de Ensino. Trata-se de avaliar, ao longo de todo o processo pedagógico, a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade no bloco, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos. Em pequenos grupos, de natureza interactiva, o estudante vai elaborar um relatório final, uma monografia, sobre um caso seleccionado. Para tal pode recorrer a técnicas que utilizam gravações audiovisuais. Trata-se do “seu caso problema” que é apresentado a todos os estudantes presentes no bloco, bem como à equipa docente da disciplina. A elaboração deste caso-problema, bem como a sua apresentação ao grupo, considera-se uma componente essencial da avaliação contínua.
A NOTA FINAL da disciplina reflete apenas a avaliação contínua da disciplina.
Bibliografia:
Principles of Biomedical Ethics - Tom Beauchamp, James Childress. Oxford University Press, New York, 2001, Fifth Edition; Ética em Cuidados de Saúde - Daniel Serrão, Rui Nunes. Porto Editora, Porto, 1999; Prioridades na Saúde - Rui Nunes, Guilhermina Rego. McGraw-Hill, Lisboa, 2002.