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Cirurgia

Código: MI402     Sigla: CIR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2013/2014 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 305 Mestrado Integrado em Medicina 2007 4 - 15 162 405
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 15 162 405

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Finalidade

Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem ao desempenho clínico básico em entidades nosológicas relevantes em Cirurgia.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências

- Obter e interpretar dados semiológicos em doenças com implicações cirúrgicas, privilegiando a anamnese e o exame físico com recurso criterioso a exames subsidiários de diagnóstico.

- Identificar e apreender os quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças cirúrgicas frequentes e/ou graves.

- Hierarquizar os princípios de atuação e decisão em Cirurgia.

- Executar gestos e manobras simples em situações usuais ou de urgência.

- Integrar uma equipa cirúrgica no bloco operatório.

- Referenciar atempadamente.

- Usar o raciocínio científico na resolução de problemas e a reflexão crítica na interpretação da informação.

- Valorizar a aprendizagem auto-dirigida, a aprendizagem continuada, o trabalho em equipa e a abordagem multidisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- A avaliação do doente cirúrgico.

- Exames laboratoriais e imagiologia em Cirurgia.

- Risco cirúrgico e preparação pré-operatória.

- Fluídos, electrólitos, nutrição e metabolismo. Cicatrização e resposta ao stress.

- Grandes quadros abdominais: infeção; oclusão; hemorragia.

- Dor abdominal e ventre agudo.

- Neoplasias digestivas.

- Doenças não neoplásicas do aparelho digestivo.

- Icterícia colestática. Patologia hepato-bilio-pancreática.

- Patologia da parede abdominal.

- Doenças da mama.

- Nódulo tiroideu e bócio.

- Trauma.

- Patologia venosa do membro inferior.

- Doença arterial: patologia oclusiva periférica e aneurismática.

- Principais quadros cirúrgicos e particularidades no doente pediátrico.

Bibliografia Obrigatória

Brunicardi FC, Anderson DK, Billian TR, Dunn DL, Hunter JG, Matthews JB, Pollock RE ; Schwartz’s Principles of Surgery, McGraw-Hill Companies, 2010
Towsend CM Jr., Beauchamp D, Evers BM, Mattox KL ; Sabiston textbook of Surgery, Elsevier Saunders, 2012
Williams NS, Bulstrode CJK, O’Connell PR ; Bailey & Love’s- Short practice of Surgery, Edward Arnold Pubs, 2008
Rasmussen TE, Clouse WD, Tonnessen BH ; Handbook of patient care in vascular diseases, Lippincott Williams & Wilkins, 2008
Sinha CK, Davenport MD ; Handbook of Pediatric Surgery, Springer, 2010

Bibliografia Complementar

ACSSurgery- Principles and practice, 2012
Lumley JPS ; Hamilton Bailey’s: physical signs, 1997
Cronenwett JL, Johnston W ; Rutherford's Vascular Surgery, Saunders Elsevier, 2010
Coran AG, Adzick NS, Krummel TM, Laberge JM, Caldamore A, Shamberger A; Pediatric Surgery, Elsevier Saunders, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino modular (4 blocos de 8 semanas por ano letivo).

Conforme o plano oficial de estudos que contempla 162 horas de contacto (405 horas de trabalho do estudante), as metodologias de ensino distribuem-se por: yeóricas (32h); teórico-práticas (32h); seminários (8h); estágios (41h); e orientação tutorial.

Modalidades pedagógicas (destinadas a todo o bloco ou individualizadas para cada uma das 16 turmas com 4-5 estudantes):

A- 20 preleções destinadas a todo o bloco. Temas: Manifestações clínicas principais em Cirurgia; Pré- e pós-operatório. Agressão cirúrgica; Bloco operatório e material cirúrgico; Patologia funcional do esófago e da junção esófago-gástrica; Hemorragia digestiva alta; Carcinomas do esófago e do estômago; Doença péptica; Litíase biliar; Abdómen agudo; Pancreatite aguda/crónica; Patologia da mama; Patologia da tiróide; Carcinoma colorectal; Politraumatizado; Abordagem da criança com doença cirúrgica. Patologia malformativa; Dor abdominal aguda e hemorragia digestiva baixa na criança; Doença arterial oclusiva; Doença arterial aneurismática; Doença venosa crónica;Trombose venosa.

B- 20 aulas práticas destinadas a cada uma das 16 turmas. Abordando a semiologia (pelo menos uma vez cada): Pescoço/Tiróide; Mama; Hérnias das paredes abdominais; Esófago e estômago; Cólon; Recto-anal; Hepato-biliar; Pancreática; Arterial e venosa (3 aulas de Cirurgia Vascular); Criança (1 aula de Cirurgia Pediátrica).

C- 16 trabalhos de grupo destinados a todo o bloco. Temas: Dor abdominal; Disfagia; Nutrição do doente cirúrgico; Hemorragia digestiva baixa; Tumefação abdominal; Tumefação cervical; Hérnias da parede abdominal; Patologia benigna da mama; Doença inflamatória intestinal; Infeção da ferida operatória; Obesidade mórbida; Doença diverticular do cólon; Icterícia colestática; Traumatismo abdominal; Vómitos no lactente: EHP, RGE; Patologia cervical congénita.

D- 18 reuniões de casos clínicos destinadas a todo o bloco.

E- Estágio: vivência de atividade assistencial em consulta externa, bloco operatório e urgência.

F- Orientação tutorial: vivência de atividade assistencial de enfermaria e elaboração de histórias clínicas.

 

 

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Cirurgia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 20,00
Participação presencial 21,00
Teste 50,00
Trabalho escrito 9,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 243,00
Frequência das aulas 93,00
Realização de Estágio 69,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

Se cumulativamente:

1- Assiduidade: pelo menos 75% das atividades previstas nas modalidades pedagógicas (excepto preleções), as quais constarão na caderneta do estudante; e,

2- Avaliação distribuída: pelo menos 10/20 valores (parâmetros: avaliação formativa-70%, trabalho de grupo-5%, e caso clínico-15%).

Fórmula de cálculo da classificação final

C (classificação) = 0,3xAD + 0,2xPP + 0,5xT, em que: AD: avaliação distribuída (0-20 valores) PP: prova prática (0-20 valores); júri constituído por 2 docentes T: teste escrito com 50 questões (8 de Cirurgia Vascular; 8 de Cirurgia Pediátrica) de escolha múltipla (0-20 valores; cada questão: 0,4)

Aprovação se T com ≥22 respostas correctas e C≥ 10 valores.

Classificação final= C para valores entre 0 e 18; classificação final > 18 implica a realização de exame oral disponível apenas para C≥ 19.

Observações

Avaliação do Ensino/Aprendizagem: Questionário anónimo aos estudantes no final do bloco.

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