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Microbiologia Médica II

Código: MI309     Sigla: MICRM2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Laboratório de Microbiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 289 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 5 46 135
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 5 46 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos pedagógicos consistem em ensinar Microbiologia Médica. Consideramos primordial incentivar o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e aptidões nos alunos, tendo como pressuposto a génese e interiorização de conceitos e atitudes inovadoras, com as quais os alunos possam analisar, pesquisar e solucionar problemas.

Resultados de aprendizagem e competências

Vários tipos de competência devem assim ser adquiridos pelos discentes: Competências básicas: aprender a aprender, a conhecer; Competências transversais: aprender a conviver, a ser; Competências específicas: aprender a desenvolver um raciocínio clínicosaber formular correctamente os distintos pedidos de exames microbiológicos.
Saber interpretar criticamente os resultados fornecidos pelo laboratório de Microbiologia

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Micologia - Estudo dos principais fungos patogénicos para o Homem.
Parasitologia - Morfologia, ciclo de vida e acções patogénicas dos principais protozoários e metazoários parasitas do Homem.
Virologia - Características fisico-químicas e estudo biológico dos vírus. Estudo de vírus patogénicos para o Homem.
Priões.

Bibliografia Obrigatória

Murray, Rosenthal, Kobayashi & Pfaller; Medical Microbiology, Mosby, 6ª Edição, 2009
Jawetz, Melnick & Adelberg’s, Brooks, Butel, Morse; Medical Microbiology, Appleton, Lange, 23ª Edição, 2004
Kayser, Bienz, Eckert & Zinkernagel; Medical Microbiology, Thieme, 10ª Edição, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Carga horária semanal: Uma aula teórica de 1 hora; Uma aula teórica/seminário de 1 hora; Uma aula prática de 2 horas.
Carga horária total: 46 horas de contacto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 

Avaliação distribuída com exame final.

1. Avaliações intercalares - 2 provas escritas, constituídas por questões de resposta múltipla; cotadas com 1,0 valor cada prova.

2. Exame final - prova escrita, constituída por questões de resposta múltipla e/ou frases para assinalar como V (verdadeira) ou F (falsa); cotada para 18,0 valores; classificação mínima de 8,50 valores. O exame da época de recurso será feito em moldes idênticos.

Classificação final: somatório da classificação obtida nas avaliações intercalares + classificação obtida no exame final. Nota mínima para aprovação: 9,50 valores.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: somatório da classificação obtida nas avaliações intercalares + classificação obtida no exame final.

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