Código: | MI110 | Sigla: | EMC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 256 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 1 | - | 6 | 53 | 162 |
Contribuir para a compreensão da biologia do ser humano a partir das bases moleculares da medicina e do modo como a estrutura determina a função.
Pretende-se que o estudante que inicia o curso de Medicina tenha uma adequada integração nos conhecimentos mais estruturais da bioquímica e da biologia celular facilitando a pretendida compreensão ulterior das estruturas e do funcionamento das células e das funções metabólicas gerais do organismo.
Atenta-se ao reconhecimento da denominação e do papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial relevo aos que fazem parte da constituição do ser humano (nomeadamente: glícidos, lípidos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água).
Para tal, utilizaremos como exemplos quer situações de doença, quer formas de terapêutica em uso. De igual modo, daremos atenção ao facto de ser a partir destas mesmas moléculas que são desenvolvidos os biomarcadores que servirão de ponto de partida a melhores meios de diagnóstico e, também, ao entendimento de muitas das condições patológicas que os estudantes irão encontrar mais à frente na clínica.
Competências: Compreender o vocabulário específico da Bioquímica. Ter a capacidade de utilizar os conhecimentos de Bioquímica na análise crítica da informação e prática de outras disciplinas médicas. Ter a capacidade de recolher informação sobre um tema bioquímico e apresentá-la de forma inteligível e contextualizada. Ter competências laboratoriais básicas em laboratório de Bioquímica. Compreender o papel da investigação científica para a análise e eventual resolução de problemas médicos.
1- Nas aulas teóricas serão lecionados alguns temas estruturais das áreas da Bioquímica e da Biologia Celular. Tivemos presente o carácter introdutório desta UC na forma como foram escolhidos e alinhados os assuntos. Assim serão relevantes, a denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água. Os principais conceitos e metodologias de estudo da célula serão abordados. A função, especificidade e nomenclatura das enzimas e noções básicas de cinética enzímica, bem como os fatores e mecanismos gerais de modificação da atividade das enzimas, serão também abordados, bem como as reações ácido-base, as relações da água, lipídeos e o significado dos sistemas de fases. A importância da incerteza e do erro na bioquímica e na medicina serão também abordados.
2- As aulas de grupo serão especialmente centradas na forma como o nosso organismo obtém e utiliza algumas das formas estruturais essenciais a inúmeras funções:
Digestão e absorção de glicídeos. Estrutura dos glicídeos mais abundantes na dieta. Digestão do amido, glicogénio e dissacarídeos. Absorção e transporte de glicídeos nas membranas dos enterócitos.
Digestão e absorção de proteínas. Os zimogénios digestivos e a sua ativação. As exo e endo peptídases.
A digestão e absorção dos lípidos. Relação entre a estrutura dos lípidos, a sua solubilidade e a sua digestão. Papel dos sais biliares na digestão dos lípidos. As enzimas envolvidas na digestão dos lípidos.
3- Nas aulas práticas os estudantes terão oportunidade de contatar com as técnicas laboratoriais que são mais relevantes nestas áreas e cujo conhecimento será útil noutras UCs. Dentro destas aulas será desenvolvido um pequeno projeto de investigação onde se estudará o efeito da ingestão de nutrientes na glicemia e que implicará a elaboração, por pequenos grupos de estudantes, de um relatório. Este relatório será avaliado pelo docente respetivo e contará para a classificação final.
4- Também será realizado um exercício interativo on-line sobre estrutura de compostos orgânicos que designamos por LOL (“lição on-line”). Este exercício também será valorizado na classificação final.
Aulas teóricas, aulas práticas, aulas de grupo e "lição-online".
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Para obter frequência e ser admitido a exame os estudantes devem estar presentes em, pelo menos, 3/4 do total das aulas práticas e de grupo
NF = [(E x 0,75) + (AI x 0,10) + (LOL x 0,05)] + (APG x 0,10)