Psiquiatria e Saúde Mental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2010/2011 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No percurso universitário do estudante de Medicina é fundamental a existência de um espaço que permita avaliar o comportamento humano anormal e/ou desviante, bem assim como com a patologia emocional/afectiva, aprendendo as competências diagnósticas e o planeamento do tratamento das doenças psiquiátricas. É ainda necessária a aprendizagem da expressão somática da patologia mental e a reacção psicológica à doença grave, numa perspectiva holística da compreensão do sofrimento humano.
O ensino através de aulas teórico-práticas abertas a uma participação plena por parte dos estudantes, onde são abordados os principais quadros psiquiátricos e a aprendizagem supervisada, junto do doente.
Pretende-se, assim, por um lado a aquisição viva e participada de conhecimentos e, por outro, a formação da essencial aptidão de formular diagnósticos. A vivência das aulas práticas com a passagem pelas enfermarias e pela urgência, juntamente com a discussão teórica-práctica, deverá permitir que o estudante adquira uma atitude de encarar o doente como um todo integrado psicossomático preveligiando uma visão global personalizada de cada doente integrando a valorização do psicossocial no sentido de uma verdadeira Medicina Moderna.
Programa
No ensino prático faz-se a apresentação e discussão clínica de doentes internados quer em internamento completo quer em hospital de dia, e doentes da consulta externa e do Serviço de Urgência, em regime de participação activa de tipo “residência”.
Os conteúdos temáticos das sessões teóricas e dos seminários teórico-práticos são: Causalidade em Psiquiatria. Semiologia psiquiátrica. Relação médico-doente em psiquiatria. Exames subsidiários de índole psicológica: testes psicométricos e escalas de avaliação; de índole somática: bioquímica, endocrinologia, neurofisiologia e neuroimagem. Perturbações da ansiedade (fóbica-ansiosa, ansiosa, obsessivo-compulsiva, reacção a stress grave, ajustamento e dissociativas). Perturbações do humor (afectivas). Esquizofrenia; Perturbações esquizotípicas e delirantes. Perturbações da personalidade
A perspectiva psicossomática em Medicina. As perturbações somatoformes e sua importância na Clínica Geral. Perturbações mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoactivas (alcoolismo – substâncias ilícitas). As dependências não químicas: perturbações de hábitos e impulsos. Toxicodependência e reabilitação. Perturbações do comportamento alimentar – anorexia nervosa e bulimia. O comportamento sexual humano. Disfunção sexual, perturbações de identidade sexual, de preferência sexual e de comportamento associados ao desenvolvimento e orientações sexuais. As parafilias. Perturbações mentais orgânicas (delirium, demência, perturbações mentais e outras perturbações cognitivas). As perturbações sintomáticas e tóxicas em geral. Psicofarmacologia clínica; As novas orientações terapêuticas em Psiquiatria; Aspectos psicossociais do envelhecimento humano. A Psicogeriatria; Psiquiatria comunitária. Reabilitação psiquiátrica e hospital de dia. Conceitos básicos de Psiquiatria Forense. Saúde mental e internamento compulsivo (a lei nº 36 de 24.07.98).
Bibliografia Obrigatória
OMS; Classificação dos Transtornos Mentais e De comportamento da CID-10, Artes Médicas, 1993. ISBN: 978-85-7307-724-7
APA; DSM-IV-TR Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, American Psychiatric Association, 1996. ISBN: 972-796-020-0
Gelder M, Harrison P, Cowen P; Manual Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, Oxford University Press, 2006. ISBN: 978-0-19-856667-0
Vallejo J, Masson J; Introducción a la Psicopatologia y la Psiquiatria, Masson, 2006. ISBN: 10:84-458-1659-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Das 8:30 às 12:00 horas o estudante faz o ensino prático – 3,5 horas;
Entre as 12:00 e as 13:00 horas os estudantes assistem a um seminário teórico – 1 hora;
Das 14:00 às 16:00 horas o estudante participa num seminário téorico-prático – 2 horas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
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Total: |
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0,00 |
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Obtenção de frequência
Todos os estudantes serão avaliados pela sua residência no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da FMUP sendo de valorizar a assiduidade e pontualidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação objectiva (teste de escolha múltipla). As notas acima de 17,5 valores exigem exame oral; ou, então, o aluno pode optar por ficar com a nota correspondente a 17,5 valores (isto é, 18 valores). É, ainda, de ter em conta a assiduidade e a pontualidade do aluno.
Exigência da frequência das aulas, seminários, consultas (nos diferentes settings do Serviço) de acordo com o estipulado pela Faculdade de Medicina da U Porto.
Provas e trabalhos especiais
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N.A.
Melhoria de classificação
De acordo com o estipulado pela Faculdade de Medicina da U Porto.
Observações
Bibliografia:
Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Porto Alegre, OMS, 1993; DSM-IV - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais - American Psychiatric Association. 4ª Edição Lisboa, Climepsi, 1996; Oxford University Press, Oxford, 2002; Synopsis of Psychiatry - Kaplan, H.I: Sadock, B.J. Williams and Wilkins, Baltimore, 2004; Introducción a la Psicopatología y la Psiquiatría. Valejo Ruiloba, J Masson, S.A., Barcelona, 2002.