Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as disciplinas de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a disciplina de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a disciplina de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará, tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.
Programa
Os estudantes deverão ser capazes de discutir a importância dos princípios e fundamentos históricos, éticos e científicos na prática da Medicina. Deverão ser também capazes de identificar e descrever os principais componentes de um protocolo de investigação.
História da Medicina – a Medicina como fonte inesgotável de património; a saúde e a doença no tempo; os grandes períodos da Medicina Portuguesa; História da Anatomia e da Cirurgia; a evolução dos instrumentos cirúrgicos.
Bioética – conceitos e definições base; a ética nos cuidados de saúde; a relação médico-doente e suas especificidades: os direitos e deveres de ambos os intervenientes; a responsabilidade médica: os seus limites e implicações; eutanásia e fim da vida; consentimento informado e questões éticas na investigação clínica: as comissões de ética; justiça distributiva e prioridades na saúde.
Metodologia de Investigação – medicina e ciência; o método clínico – prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico; o método científico – perspectiva histórica e operacional no contexto da medicina; formulação de questões; pesquisa bibliográfica; desenho de estudos; medidas de frequência e associação; selecção de participantes; métodos e instrumentos para a recolha de dados; reprodutibilidade e validade de medidas; protocolos de investigação; erros aleatórios e sistemáticos; precisão e validade; interpretação e divulgação de resultados; avaliação de testes de diagnóstico; revisões sistemáticas e meta-análise.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
50 horas de contacto; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.
Software
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
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Total: |
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0,00 |
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Obtenção de frequência
Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do semestre. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-prática, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre. Tipicamente, o trabalho incidirá sobre a realização de um protocolo de investigação – incluindo a formulação da questão, revisão bibliográfica e desenho de estudo – e será apresentado e discutido num seminário. No final do semestre cada grupo deverá entregar o protocolo de investigação.
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve, (c) questões de desenvolvimento. A valorização do exame será feita de acordo com as seguintes áreas: História da Medicina (2 valores); Bioética (2 valores) e Metodologia de Investigação (4 valores). O exame terá a duração de 90 minutos. Só serão aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 3,8 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.
Observações
A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da Disciplina, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning. Estas páginas Web poderão ser consultadas nos laboratórios de informática da Disciplina ou através de computadores, no exterior, desde que tenham ligação à Internet e o estudante possua login e password pessoais.
Para além deste material ainda são recomendados os seguintes livros:
História da Medicina
História da Medicina em Portugal: Doutrinas e Instituições Maximiliano Lemos. 2 volumes. Lisboa: Publicações D. Quixote/Ordem dos Médicos, 1991; Análise da Estrutura e Forma dos Instrumentos Cirúrgicos. O Contributo Português desde o Séc. XVII ao Séc. XX Amélia Ricon Ferraz. Porto: Medisa Edições e Divulgações Científicas, Lda, 1996; Medicine: An Illustrated History Lyons AS, Petrucelli RJ; New York: Abrams, 1978.
Bioética
Ética em Cuidados de Saúde Daniel Serrão, Rui Nunes. Porto Editora, 1999; Principles of Biomedical Ethics Beaucham TL, Childress JF. Oxford University Press, 1994.
Metodologia de Investigação
Designing Clinical Research Hulley SB, Cummings SR et al. Lippincott Williams and Wilkins, 2006.