Coloproctologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2011/2012 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
Programa
O conteúdo programático inclui os seguintes temas:
Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Clínica, Exames Auxiliares, Patologia Oncológica, Patologia Inflamatória, Patologia Funcional, Proctologia, Cirurgia Endoscópica/Laparoscópica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional, em que o grupo de estudantes frequentará o serviço de cirurgia com exclusividade das enfermarias que internam doentes com as patologias a estudar. Neste período acompanhará as actividades normais do serviço numa vivência diária de todas as situações e problemas clínicos que ocorrem na prática hospitalar.
As modalidades pedagógicas previstas, seminários, trabalhos de grupo, sessões práticas e o treino clínico devem reflectir a vivência dos docentes, os meios disponíveis e a finalidade e objectivos curriculares pretendidos. As turmas, constituídas no máximo por 10 estudantes, frequentarão o serviço por um período de duas semanas incluindo a avaliação. O horário das actividades será de um total de 30 horas semanais: Presença no serviço de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas; Seminários: dois por semana das 12 às 13h. Trabalho de grupo: 3 por semana (12h às 13h); frequência do serviço de urgência: Semanal. Frequência da consulta externa: Semanal. Trabalho integrado nas actividades assistenciais do Serviço de Cirurgia, incluindo o bloco operatório: 5 dias por semana, nos tempos restantes.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Será constituída por componentes que exprimem a preocupação com os objectivos da disciplina, ou seja será posto ênfase na avaliação prática.
Avaliação contínua; em que o docente responsável avaliará as capacidades do discente para a aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos, os seus conhecimentos teóricos, a capacidade para execução de técnicas, desempenho nos seminários; as suas atitudes e o seu relacionamento com os doentes, os seus familiares e os outros profissionais de saúde. Também será avaliado o seu interesse e participação bem como assiduidade e disciplina. Avaliação teórica; apreciação e discussão do relatório de actividades. Classificação; 0 a 20 valores, com valoração de 50% a cada tipo de avaliação.
Observações
BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica. McGraw Hill, 2006; Principles of Surgery. Schwartz, Shires, Spencer, 7th Edition. McGraw Hill, 2006; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris : Elsevier Masson , 2006; Oxford Textbook of Surgery - Peter J Morris, William C Wood. Oxford University Press, 2000.