Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI027

Coloproctologia

Código: MI027     Sigla: MI027

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2011/2012 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 1 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.

Programa

O conteúdo programático inclui os seguintes temas:
Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Clínica, Exames Auxiliares, Patologia Oncológica, Patologia Inflamatória, Patologia Funcional, Proctologia, Cirurgia Endoscópica/Laparoscópica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional, em que o grupo de estudantes frequentará o serviço de cirurgia com exclusividade das enfermarias que internam doentes com as patologias a estudar. Neste período acompanhará as actividades normais do serviço numa vivência diária de todas as situações e problemas clínicos que ocorrem na prática hospitalar.
As modalidades pedagógicas previstas, seminários, trabalhos de grupo, sessões práticas e o treino clínico devem reflectir a vivência dos docentes, os meios disponíveis e a finalidade e objectivos curriculares pretendidos. As turmas, constituídas no máximo por 10 estudantes, frequentarão o serviço por um período de duas semanas incluindo a avaliação. O horário das actividades será de um total de 30 horas semanais: Presença no serviço de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas; Seminários: dois por semana das 12 às 13h. Trabalho de grupo: 3 por semana (12h às 13h); frequência do serviço de urgência: Semanal. Frequência da consulta externa: Semanal. Trabalho integrado nas actividades assistenciais do Serviço de Cirurgia, incluindo o bloco operatório: 5 dias por semana, nos tempos restantes.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Será constituída por componentes que exprimem a preocupação com os objectivos da disciplina, ou seja será posto ênfase na avaliação prática.
Avaliação contínua; em que o docente responsável avaliará as capacidades do discente para a aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos, os seus conhecimentos teóricos, a capacidade para execução de técnicas, desempenho nos seminários; as suas atitudes e o seu relacionamento com os doentes, os seus familiares e os outros profissionais de saúde. Também será avaliado o seu interesse e participação bem como assiduidade e disciplina. Avaliação teórica; apreciação e discussão do relatório de actividades. Classificação; 0 a 20 valores, com valoração de 50% a cada tipo de avaliação.

Observações

BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica. McGraw Hill, 2006; Principles of Surgery. Schwartz, Shires, Spencer, 7th Edition. McGraw Hill, 2006; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris : Elsevier Masson , 2006; Oxford Textbook of Surgery - Peter J Morris, William C Wood. Oxford University Press, 2000.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-22 às 11:33:16
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital