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Revisões Sistemáticas e Metanálise

Código: MI015     Sigla: MI015

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2012/2013 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O exercício da Medicina – baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da evidência cientifica da mais alta qualidade, de forma a fundamentar e potenciar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram com o intuito de dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo e qualidade diversos sobre questões específicas, e têm um duplo objectivo de síntese da evidência e de análise e explicação da heterogeneidade encontrada. Esta unidade curricular pretende abordar as questões metodológicas e práticas essenciais envolvidas na realização de um estudo de síntese de evidência na área específica da investigação em saúde.

No fim desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação aplicáveis ao contexto de uma revisão sistemática e estudos de meta-análise; efectuar pesquisas bibliográficas adequadas à realização de uma revisão sistemática e estudo de meta-análise; seleccionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efectuar a extracção e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente revisões sistemáticas e estudos de meta-análise.

Programa

Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.
Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.
Revisões Sistemáticas e Meta-análise – Fases Operacionais:
• Formulação da Questão;
• Pesquisa da Evidência;
• Selecção de Estudos;
• Extracção e Processamento de Dados;
• Avaliação de Qualidade dos Estudos;
• Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência (Estimadores de sumário;
• Heterogeneidade – Detecção e Tratamento; Viéses em Estudos de Síntese de Evidência);
• Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Meta-análise;
• Divulgação de Resultados – Preparação e Redacção de Revisões Sistemáticas e Meta-análise.

Bibliografia Obrigatória

Alex J. Sutton; Methods for Meta-analysis in Medical Research , John Wiley & Sons, Ltd, 2000

Observações Bibliográficas

A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da unidade curricular, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

15 horas de contacto; 5 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas teórico-práticas ao longo de 1 semana.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame que versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento. O exame terá a duração de 90 minutos.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não está prevista nenhuma forma de avaliação especial para além da definida no regulamento da FMUP.

Melhoria de classificação

Não está prevista nenhuma forma de melhoria da classificação final para além da definida no regulamento da FMUP.
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