Seminários
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
25 |
Cuidados Paliativos_09 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Seminários é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio dos Cuidados Paliativos em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área dos Cuidados Paliativos em doenças terminais, oncológicas e não oncológicas.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área dos Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Terapia da Dignidade
2. Cuidados Paliativos em Crianças
3. Medicina Física e Reabilitação
4. Esclore Lateral Amiotrófica
5. Testamento Vital
6. Suspensão de Tratamento e Ortotanásia
7. Eutanásia
8. Escrita Científica
9. Cuidados Paliativos Domiciliários
10. Layout e Organização de Espaços
Bibliografia Obrigatória
Barbosa, A., & Neto, I.G.; Manual de Cuidados Paliativos. , Faculdade de Medicina de Lisboa, Lisboa., 2006
Twycross, R. ; Cuidados Paliativos (2º edição)., Lisboa: Climepsi Editora, 2003
Nunes, R., Rego, F., Rego G.;
Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
|
Participação presencial |
|
100,00 |
|
|
Total: |
- |
100,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
|
Estudo autónomo |
51 |
|
|
Frequência das aulas |
60 |
|
|
Trabalho escrito |
51 |
|
|
Total: |
162,00 |
|
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 100% na classificação final.