Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MCP_04

Relações Interpessoais em Cuidados Paliativos

Código: MCP_04     Sigla: RICP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências Sociais e Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 41 Cuidados Paliativos_09 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensino e aprendizagem dos fundamentos da moderna gestão das pessoas nas organizações de saúde

Programa

1– A moderna gestão de pessoas. Definição de gestão de pessoas e suas características fundamentais: as pessoas como seres humanos impulsionadores de recursos organizacionais e como parceiros da organização de saúde.

2– Os principais objectivos da gestão de pessoas: formar profissionais de saúde bem treinados e motivados, aumentar a auto-actualização e satisfação no trabalho, desenvolver a qualidade de vida no trabalho, impulsionar a mudança e promover políticas ética e socialmente responsáveis nas organizações de saúde.

3– Os processos de gestão de pessoas: a) agregação – recrutamento e selecção de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos e todos os técnicos de saúde); b) aplicação – desenhos de cargos e avaliação do desempenho; c) recompensa – remunerações, benefícios e serviços; d) desenvolvimento – treino, programas de mudanças e comunicações; e) manutenção – disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida; e f) controlo de pessoas – bases de dados e sistemas de informação.

4– Teorias sobre a natureza humana – Teoria de campo de Lewin, Teoria da dissonância cognitiva, Teorias X e Y de McGregor, Teoria da maturidade de Argyris. Teorias da motivação humana – Teoria das necessidades de Maslow, Teoria das necessidades de Herzberg, Teoria das necessidades de Alderfer, Teoria das necessidades de McClelland, Teoria da Equidade, Teoria do Reforço. Os instrumentos de motivação e algumas tendências recentes em matéria de motivação.

6– O conceito de cultura organizacional e macrocultura. A classificação dos diferentes tipos de culturas genéricas de acordo com as diferentes correntes teóricas. As origens da cultura das organizações e os seus componentes. A teia cultural de uma organização da saúde e os seus valores.

7– Os métodos de socialização organizacional – processo selectivo, conteúdo do cargo, supervisor como tutor, grupo de trabalho, programa de integração. O conceito de grupo: teorias sobre o trabalho de grupo, tipos de grupo de trabalho, técnicas de trabalho em equipas de cuidados paliativos.

8– O processo de comunicação numa organização de saúde e os seus elementos essenciais. Canais de comunicação formais e informais, tipos de redes de comunicação e análise das suas vantagens e inconvenientes. Barreiras técnicas, de linguagem e psicológicas que impedem a comunicação. Técnicas que permitem desenvolver a capacidade de comunicação. Categorias comunicacionais na interacção. Efeitos comportamentais das atitudes de interacção nos cuidados paliativos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas, Seminários, Trabalhos de Grupo e Casos Problema.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final e/ou Monografia de revisão teórica sobre um tema previamente apresentado

Observações

Bibliografia (Principal e Complementar)

1- Gestão de Pessoas
Idalberto Chiavenato
Editora Campus, Rio de Janeiro, 2005, 2ª Edição

2- Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública
Oliveira Rocha
Escolar Editora, Lisboa, 2005

3- Organization Ethics in Health Care
Edward Spencer, Ann Mills, Mary Rorty, Patricia Werhane
Oxford University Press, New York, 2000

4- Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde
Luís Carvalho Rodrigues
Edições Colibri, Lisboa, 2002

5- Gestão e Liderança na Saúde
Mário Jorge Carvalho
Vida Económica, Porto, 2008

6- Compreender os Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde
A. Ginó, C. Sena, K. Dahlin
Edições Colibri, Lisboa, 2002











Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-04 às 07:40:32
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital