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Introdução à Medicina

Código: 111     Sigla: 111

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Página Web: http://medicina.med.up.pt/im/
Curso/CE Responsável: Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MED 239 Plano oficial a partir de 1999/00 1 5 9 -

Objetivos

Com a disciplina de Introdução à Medicina pretende-se que os estudantes contactem com estas áreas acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, em decidir, problemática constante, num contexto individual e social, do acto médico e, sobretudo, em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional.

Programa

Informática Médica: conceitos e definições base; sistemas de informação em Medicina: aquisição, armazenamento e utilização de dados; imagem digital em Medicina; harmonização de inter-comunicação de dados; segurança em sistemas de informação clínica; pesquisa e partilha de informação; sistemas de apoio à decisão.
Metodologia de Investigação: da formulação da questão à interpretação dos resultados; desenho de estudos; instrumentos de recolha de dados; selecção de participantes; protocolos de investigação; divulgação de resultados; interpretação de resultados.
Bioestatística: processamento de dados: codificação, entrada e preparação de dados; estatística descritiva: variáveis categóricas e contínuas, distribuição de frequências e medidas de sumário; apresentação de dados: tabelas e gráficos; princípios de inferência estatística: estimação de parâmetros, teorema do limite central, erro padrão da média, intervalos de confiança e testes de hipótese; comparação de médias: teste t; testes não paramétricos: testes do Qui-quadrado, Mann-Whitney e Wilcoxon; introdução à análise de variância; correlação e regressão linear simples; avaliação de testes de diagnóstico.
Bioética: conceitos e definições base; a ética nos cuidados de saúde; a relação médico-doente e suas especificidades: os direitos e deveres de ambos os intervenientes; a responsabilidade médica: os seus limites e implicações; experimentação em Seres Humanos: as comissões de ética; justiça distributiva e prioridades na saúde.
História da Medicina: a Medicina, fonte inesgotável de património; a saúde e a doença no tempo; os grandes períodos da Medicina Portuguesa; História da Anatomia e da Cirurgia; a evolução dos instrumentos cirúrgicos; História da Medicina Dentária.

Bibliografia Principal

Metodologia de Investigação e Bioestatística:
Designing Clinical Research – Hulley SB, Cummings SR et al. Lippincott Williams and Wilkins, 2001;
Medical Statistics at a Glance – Petrie A, Sabin C. Medical. Blackwell Science Inc, 2000.

Informática Médica:
Guide to health informatics (2nd edition) – Enrico Coiera. Arnold, 2003.
Handbook of Medical Informatics – Bemmel JH, Van Musen MA. Springer-Verlag, 1997.

Bioética:
Ética em Cuidados de Saúde – Daniel Serrão, Rui Nunes. Porto Editora, 1999;
Principles of Biomedical Ethics – Beaucham TL, Childress JF. Oxford University Press, 1994.

História da Medicina:
Catálogo do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Amélia Ricon Ferraz. Lisboa: Circulo Médico, 2000.
Uma análise da Estrutura e Forma dos Instrumentos Cirúrgicos. O Contributo Português desde o Séc. XVII ao Séc. XIX – Amélia Ricon Ferraz. Porto: Medisa Edições e Divulgações Científicas, Lda, 1996;
História da Medicina. Jean Charles Sourina. Lisboa: Instituto Piaget, D. L. 1995.

Bibliografia Complementar

A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da Disciplina, está disponível na Intranet dos Estudantes. Estas páginas Web poderão ser consultadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos laboratórios de informática da Disciplina ou através de computadores, no exterior, desde que tenham ligação à Internet e o estudante possua login e password pessoais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

100 horas; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.

Software

SPSS 13 for windows

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.

Melhoria de classificação

Admite-se, ainda, a possibilidade de melhoria da classificação final se, no prazo de duas épocas de exame seguintes à aprovação da Disciplina, o(s) aluno(s) publicar(em), numa revista científica, o trabalho de grupo. O valor dessa subida de nota será atribuído pelo Regente de acordo com o grau de exigência da revista e/ou empenho do(s) aluno(s).

Observações

A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da Disciplina, está disponível na Intranet dos Alunos. Estas páginas Web poderão ser consultadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos laboratórios de informática da Disciplina ou através de computadores no exterior desde que possuam ligação à Internet e o aluno possua login e password pessoal.
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