Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Novas Tecnologias na U.PORTO: tendências, experiências e desafios

Novas Tecnologias na U.PORTO: tendências, experiências e desafios

Título
Novas Tecnologias na U.PORTO: tendências, experiências e desafios
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2010
Autores
Isabel Martins
(Autor)
REIT
Teresa Correia
(Autor)
REIT
Ata de Conferência Internacional
ECEL 2010 - 9th European Conference on e-Learning
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, Portugal, 4-5 November 2010
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Outras ciências sociais
Outras Informações
Resumo (PT): A Universidade do Porto (U.PORTO) tem como um dos seus objectivos estratégicos promover e generalizar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em todas as suas actividades, bem como incentivar o desenvolvimento e a utilização de serviços inovadores nesta área. Com base neste desígnio de inovação, estabeleceu o uso das novas tecnologias na educação como uma prioridade nas suas estratégias de actuação para os próximos anos. Através da sua Unidade de Novas Tecnologias na Educação (NTE), a U.PORTO iniciou a sua política de sensibilização para o e-learning com um projecto-piloto que pretendia criar condições para, de uma forma sistemática e sustentada, incrementar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos na Universidade, numa perspectiva de blended-learning. O projecto E-learningUP teve por objectivo dinamizar a utilização das TIC, em particular da Internet, no processo de Ensino/Aprendizagem, através da criação de uma componente on-line, de apoio às aulas presenciais. Pretendeu-se que os docentes disponibilizassem conteúdos pedagógicos nas plataformas de e-learning da Universidade, fomentando a utilização de recursos electrónicos na prática pedagógica e assim ampliar o repositório de recursos on-line da Universidade, e avaliar o impacto do e-learning na melhoria da qualidade do ensino. Neste momento, a U.PORTO tem 774 unidades curriculares, de diferentes Unidades Orgânicas, na sua plataforma de e-learning, apoiadas pela unidade de NTE. Esta unidade composta por uma equipa multidisciplinar de 8 elementos, tem como principais actividades o apoio à comunidade académica da U.PORTO no desenho, produção e disponibilização de cursos de e-learning, tanto em regime misto, isto é, presencial e à distância, como totalmente à distância; tem uma oferta alargada de cursos de formação contínua na área das TIC, seja em regime de e-learning ou de b-learning; incentiva e suporta o desenvolvimento de objectos educacionais multimédia como material de apoio ao processo pedagógico (animações; simulações; jogos interactivos; vídeos; grafismos diversos). A unidade dispõe também de um serviço de helpdesk para estudantes no que se refere à plataforma de e-learning e tem vindo a promover um conjunto de oficinas multimédia centradas em temas que lhes são úteis no seu quotidiano académico (boas práticas na utilização de Microsoft Word; tratamento de imagem usando programas open-source (GIMP); criação de páginas web; preparação de vídeo para a web; criação de posters), como forma de os envolver cada vez mais na prática pedagógica. Através da unidade pretende-se equipar os estudantes com as habilidades necessárias para não só tirar partido da informação e das possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas para assumir um papel activo na definição e criação dessas oportunidades - social, educacional, política, cívica e económica. Este é também um dos objectivos de uma Universidade que aposta na qualidade e na inovação das suas metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem. Em estreita relação com as necessidades reais e solicitações dos nossos docentes, apresentamos propostas e aceitamos desafios para investir em áreas de inovação como: portefólios digitais, avaliação on-line (e-assessment), gravação de aulas, videoconferência.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Isabel Martins
Notas: ISBN: 978-1-906638-83-2 CD
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
ECEL_NTE_UPORTO 275.65 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

TALOE: TIME TO ASSESS LEARNING OUTCOMES IN E-LEARNING (2016)
Relatório Técnico
Alfredo Soeiro; Rita Falcão; Teresa Correia; Isabel Martins
Multimedia Resources as a Complementary tool of Teaching and Learning. Case Study of a Game Designed to Teach Immunology Contents. (2010)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Teresa Correia; André Moreira; Isabel Martins
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Isabel Martins; Teresa Correia
Teaching support strategy during COVID-19 pandemic at University of Porto (2021)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ventura, Isabel ; Correia, Teresa ; Regadas, Nuno ; Ribeiro, Hugo ; Leitão, Susana ; Amaral, Margarida ; Veloso, João ; Martins, Isabel
NEW TECHNOLOGIES FOR EDUCATION AT UNIVERSITY OF PORTO: EXPERIENCES AND CHALLENGES (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Teresa Correia; Isabel Martins

Ver todas (6)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-26 às 22:39:23
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital