Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Avaliação das dificuldades de leitura e escrita: desenvolvimento da bateria fonológica da Universidade do Porto

Avaliação das dificuldades de leitura e escrita: desenvolvimento da bateria fonológica da Universidade do Porto

Título
Avaliação das dificuldades de leitura e escrita: desenvolvimento da bateria fonológica da Universidade do Porto
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2007
Autores
M. Branco
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
A. Pontes
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 2 4
Páginas: 203-222
ISSN: 1646-2831
Editora: Colibri
Outras Informações
Resumo (PT): Foi objectivo deste estudo investigar a possibilidade de promover a literacia matemática através da instrução em leitura e vice – versa. Sendo a leitura e a matemática duas áreas de aprendizagem apoiadas, cada uma delas, em dois níveis de representação, presentes nos dois domínios e, se ambos os domínios (aprendizagem em leitura e em matemática) têm um conjunto de competências comuns, essencialmente ao nível das estratégias utilizadas, verificou-se que os sujeitos submetidos a instrução específica ao nível da promoção de competências em leitura, em cada um dos 2 sub-processos que a constituem, revelaram igualmente promoção ao nível das competências ligados à aprendizagem da matemática e o oposto também foi verificado.
Abstract (EN): The aim of this study was to investigate the possibility of promoting Mathmatics literacy by means of reading ability promotion. Having in mind that both these academic mathers embody identical representation levels and common skills and strategies, we thought it was possible that reading comprehension instruction would lead to problem solving improvement and decoding instruction could improve arithmetical operations. The contrary would also be possible. The resultsconfirmed our hypothesis.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A prova de nomeação rápida em série e as dificuldades de aprendizagem (2006)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rui Alexandre Alves; M. Branco; A. Pontes; R. Carlos; C. Silva; S. Meira; S. Ribeiro; S. Viana; São Luís Castro

Da mesma revista

Towards european references for teacher education: challenges to teacher educators (2006)
Artigo em Revista Científica Nacional
Bártolo Paiva Campos
"Preciso de carinho": relações, sentimentos e lideranças partilhadas nos caminhos da docência (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Jussara Queiroz Paschoalino; Sónia Barbosa; Elisabete Ferreira
Política da diferença e cidadania na nossa formação (2007)
Artigo em Revista Científica Nacional
Helena C. Araújo
(In)cumplicidades de solidão e de solidariedade no ensino superior: a reconstrução da identidade profissional (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elisabete Ferreira; Susana Cristina Pinto; Cândida Mota
In the plot of school autonomy, the organisational mediation (2013)
Artigo em Revista Científica Nacional
Elisabete Ferreira

Ver todas (7)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-23 às 23:20:57
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital