Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE: duas propostas didáticas

A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE: duas propostas didáticas

Título
A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE: duas propostas didáticas
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2023
Autores
Matos, Catarina Raposo Santos de
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
EBSCO
Academic Search Ultimate (EBSCO)
Fonte académica
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
Google Scholar
Latindex
Worldcat OCLC
ERIH Plus
JURN
RCAAP
SHERPA/RoMEO
DOAJ
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo dá a conhecer um estudo de caso realizado com o objetivo de averiguar a pertinência do uso didático de curtas-metragens na aula de Português Língua Estrangeira. O projeto foi desenvolvido junto de uma turma de nível A2, do Curso Anual de Português para Estrangeiros do ano letivo 2016-2017, no contexto do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, partindo dos conhecimentos decorrentes da revisão da literatura sobre o tema e da análise do contexto de intervenção, planificámos e implementámos duas propostas de exploração didática de curtas-metragens, sob a orientação dos princípios metodológicos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, e procedemos à recolha e análise de dados e consequente avaliação. Os resultados desta investigação permitem-nos confirmar as múltiplas possibilidades da curtametragem no desenho de atividades motivadoras, voltadas para o estudo de conteúdos variados, para o exercício integrado das atividades de língua primárias e para o desenvolvimento das diferentes competências mobilizadas na situação de comunicação.
Abstract (EN): This article presents a case study developed with the purpose of investigating the relevance of using short films as educational material for teaching Portuguese as a Foreign Language. The study was conducted with an A2 level class, of the Annual Course of Portuguese for Foreigners for the academic year 2016-2017, during the Pedagogical Internship undertaken within the scope of the Master in Portuguese as Second Language/Foreign Language, Faculty of Arts and Humanities, University of Porto. Considering the State of the Art together with the analysis of the intervention context, two educational proposals using short films were planned and implemented, following the methodological principles of Task-based Language Teaching. Data was then collected and analyzed. The results obtained confirmed the wide possibilities of using short films for the design of motivational activities aimed at different syllabus content thus providing a relevant tool for the integrated practice of primary language activities and for the development of the different communication skills.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
LINGVAVUM+ARENA+14+-+ARTIGO+3 166.44 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Tatiana Slama-Cazacu 1920-2011 (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria da Graça L. Castro Pinto
Stephen BAILEY. Academic Writing. A Handbook for International Students (...) [recensão] (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Maria da Graça Castro

Ver todas (43)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-23 às 12:15:47
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital