Resumo (PT):
O presente relatório reflete sobre a experiência de estágio na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, onde foi desenvolvida uma unidade didática sobre desenho de invenção a partir de constelações, como resultado de um conjunto de pistas obtidas durante a ocupação deste espaço escolar, propondo-se a sua problematização à luz dos campos das Artes Visuais e da Educação.
As experiências de estágio, em conjunto com esta atividade, constituem pontos de partida para reflexões sobre o desenho de invenção e a sua potencial importância para as artes visuais, tanto como parte fundamental do processo criativo, como do processo de emancipação e responsabilização, destacando-se os seus desenvolvimentos em contexto escolar.
Partindo destes pressupostos poderemos considerar o desenho de invenção como ferramenta importante no desenvolvimento da criatividade e expressão artística, destacando-se a importância da reflexão crítica sobre o processo criativo, assim como o lugar da invenção enquanto forma de expressão e construção do conhecimento.
Abstract (EN):
Abstract
The present report reflects on the internship experience at Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Secondary School, where a didactic unit on invention drawing based on constellations was developed as a result of a set of clues obtained during the occupation of this school space, proposing its problematization in light of the fields of Visual Arts and Education.
The internship experience, together with this activity, constitutes starting points for reflections on invention drawing and its potential importance for the visual arts, both as an integral part of the creative process and the process of emancipation and responsibility, highlighting its developments in the school context.
Based on these assumptions, we can consider invention drawing as an important tool in the development of creativity and artistic expression, emphasizing the importance of critical reflection on the creative process, as well as the place of invention as a form of expression and construction of knowledge.
Keywords: Desenho A; Invention Drawing; Creative Process; School.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
104