Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Burnout no ensino superior: um estudo exploratório

Burnout no ensino superior: um estudo exploratório

Título
Burnout no ensino superior: um estudo exploratório
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2022
Autores
Calainho, Paula
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Cruz, Sofia Alexandra
(Autor)
FEP
Indexação
DOAJ
Scielo Portugal
Latindex
ERIH Plus
MIAR
CAPES - Portal de Periódicos
SHERPA/RoMEO
Outras Informações
ID Authenticus: P-00X-W90
Resumo (PT): Este artigo centra-se no burnout no ensino superior, entendido como um fenómeno constituído pelas dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização pessoal. Analisa separadamente o burnout associado às atividades de docência e investigação, relacionando o seu desenvolvimento a variáveis antecedentes e consequentes como género, vínculo contratual, pressão percebida, desequilíbrio entre esforço e recompensa, satisfação, desempenho, conflito trabalho-família e abandono da carreira. A partir da aplicação de um inquérito por questionário a professores do ensino superior português, constata que o burnout não é um problema individual, mas procedente das condições organizacionais do exercício da atividade profissional, mostrando relação com a satisfação intrínseca à carreira docente e a baixa disposição de abandono, além de efeitos na intensificação do conflito trabalho-família. Concluiu sobre a relevância de avaliar a diversidade de atividades subjacentes à carreira docente no ensino superior e os fatores stressores que estes profissionais enfrentam, assim como os seus efeitos no desempenho laboral, na saúde, e na qualidade de vida.
Abstract (EN): This article focuses on burnout in higher education, understood as a phenomenon consisting of the dimensions of emotional exhaustion, depersonalisation and lack of personal fulfilment. It analyses separately the burnout associated with teaching and research activities, relating its development to antecedent and consequent variables such as gender, contractual relationship, perceived pressure, the imbalance between effort and reward, satisfaction, performance, work-family conflict, and career abandonment. Based on a survey applied to Portuguese higher education teachers, it highlights that burnout is not an individual problem, but originates from the organizational conditions of the exercise of professional activity, showing a relationship between the satisfaction intrinsic to the teaching career and the low willingness to leave, besides the effects on the intensification of work-family conflict. It concludes on the relevance of assessing the diversity of activities underlying the teaching career in higher education and the stressful factors faced by professionals, as well as their effects on work performance, health, and quality of life.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 22
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
sociologico-10862 327.98 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

"Vive o bairro!" : A intervenção comunitária como ferramenta da redução de riscos e minimização de danos na Matriz H do Bairro da Flamenga (2014)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ferro, Lígia ; Oliveira, Pedro ; Trindade, Sara ; Peixoto, Susana
Terapia familiar: psicoanálise sistémica (1993)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Caldas
Suicídio juvenil: o enigma (1992)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Caldas
SIDA: representações sociais de uma enfermidade (1995)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Caldas

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-21 às 11:15:46
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital