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Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses

Título
Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Morais, Ricardo
(Autor)
FLUP
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Sousa, João Carlos
(Autor)
Outra
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Outras Informações
Resumo (PT): Nas últimas décadas, o campo do jornalismo tem vindo a ser atravessado por reflexões teóricas e experiências que visam melhorar o relacionamento entre os públicos e a vida comunitária. Neste contexto, o jornalismo público tem-se afirmado como o principal movimento que visa ultrapassar alguns desses contextos que dificultaram o relacionamento entre o jornalismo e a vida cívica, procurando ao mesmo tempo reforçar a participação dos públicos na cidadania (Dewey, 2004; Mesquita, 2002; Dahlgren & Sparks, 1991). Também a imprensa regional, designada de proximidade, tem como objetivo chegar perto dos cidadãos, daquilo que os afeta dentro da comunidade onde se inserem. Com base nesta ideia, o projeto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses”, desenvolvido no Laboratório de Comunicação Online (Labcom), na Universidade da Beira Interior, tem como objetivo fundamental identificar, fomentar e experimentar práticas jornalísticas nos meios regionais que contribuam para reforçar o compromisso dos cidadãos com a comunidade e a deliberação democrática na esfera pública, seguindo o exemplo do jornalismo público (Glasser, 1999). O projeto estudou assim um conjunto de publicações regionais: “Grande Porto”, “Jornal da Bairrada”, “Jornal do Centro”, “Diário As Beiras”, “O Ribatejo”, “Vida Ribatejana”, “Região de Leiria”, “Jornal do Fundão” e “O Algarve”. Neste artigo apresentam-se e debatem-se alguns resultados dos vários procedimentos e técnicas adotadas durante o projeto, desde a caraterização da agenda dos jornais, passando pelo conhecimento dos jornalistas e diretores, os valores e as práticas que os guiam no processo de construção noticiosa, até à identificação das questões de interesse coletivo entendidas enquanto tais pelos cidadãos. Percorre-se este caminho procurando responder à forma como os cidadãos se sentem identificados com a “agenda dos media” e ao mesmo tempo saber se é possível criar uma “agenda dos cidadãos”.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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