Resumo (PT):
Considerandoqueuma“Educaçãoparaosuceso”implicaum EnsinodasCiênciasdiferentedo actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-noso“como alfabetizar cientificamente os cidadãos”.
Do nosso ponto de vista, muitos dos obstáculos à alfabetização científica residem no que, num sentido lato, chamaremos concepções alternativas face à ciência e face à própria Educação em Ciência. Pensamos que uma das formas de auxiliar na sua superação passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade.
É pois objectivo desta comunicação apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3o ciclo e Secundário. Partindo, assim, desse status quo, apresentar- -se-á um estudo qualitativo, relativo a instrumentos e metodologias de trabalho interdisciplinares, balizados, no domínio teórico-prático, por uma tese de mestrado e, no domínio prático, por docentes do Departamento das Ciências Físicas e Naturais que utilizaram esses mesmos instrumentos na leccionação das suas aulas.
Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular
Abstract (EN):
Considerandoqueuma“Educaçãoparaosuceso”implicaum EnsinodasCiênciasdiferentedo actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-noso“como alfabetizar cientificamente os cidadãos”.
Do nosso ponto de vista, muitos dos obstáculos à alfabetização científica residem no que, num sentido lato, chamaremos concepções alternativas face à ciência e face à própria Educação em Ciência. Pensamos que uma das formas de auxiliar na sua superação passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade.
É pois objectivo desta comunicação apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3o ciclo e Secundário. Partindo, assim, desse status quo, apresentar- -se-á um estudo qualitativo, relativo a instrumentos e metodologias de trabalho interdisciplinares, balizados, no domínio teórico-prático, por uma tese de mestrado e, no domínio prático, por docentes do Departamento das Ciências Físicas e Naturais que utilizaram esses mesmos instrumentos na leccionação das suas aulas.
Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica