Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional

Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional

Título
Interdisciplinaridade na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2009
Autores
Ilídio Costa
(Autor)
FCUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
M.R.P.S. Costa
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 3051-3065
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Braga, 9 a 11 de Setembro de 2009
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino da ciência ; Ciências Físicas > Astronomia ; Ciências Físicas
Outras Informações
Resumo (PT): Considerandoqueuma“Educaçãoparaosuceso”implicaum EnsinodasCiênciasdiferentedo actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-noso“como alfabetizar cientificamente os cidadãos”. Do nosso ponto de vista, muitos dos obstáculos à alfabetização científica residem no que, num sentido lato, chamaremos concepções alternativas face à ciência e face à própria Educação em Ciência. Pensamos que uma das formas de auxiliar na sua superação passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade. É pois objectivo desta comunicação apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3o ciclo e Secundário. Partindo, assim, desse status quo, apresentar- -se-á um estudo qualitativo, relativo a instrumentos e metodologias de trabalho interdisciplinares, balizados, no domínio teórico-prático, por uma tese de mestrado e, no domínio prático, por docentes do Departamento das Ciências Físicas e Naturais que utilizaram esses mesmos instrumentos na leccionação das suas aulas. Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular
Abstract (EN): Considerandoqueuma“Educaçãoparaosuceso”implicaum EnsinodasCiênciasdiferentedo actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-noso“como alfabetizar cientificamente os cidadãos”. Do nosso ponto de vista, muitos dos obstáculos à alfabetização científica residem no que, num sentido lato, chamaremos concepções alternativas face à ciência e face à própria Educação em Ciência. Pensamos que uma das formas de auxiliar na sua superação passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade. É pois objectivo desta comunicação apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3o ciclo e Secundário. Partindo, assim, desse status quo, apresentar- -se-á um estudo qualitativo, relativo a instrumentos e metodologias de trabalho interdisciplinares, balizados, no domínio teórico-prático, por uma tese de mestrado e, no domínio prático, por docentes do Departamento das Ciências Físicas e Naturais que utilizaram esses mesmos instrumentos na leccionação das suas aulas. Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Das mesmas áreas científicas

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-31 às 22:09:12
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital